Auxiliar de enfermagem de 64 anos será a primeira vacinada contra a Covid em São Fidélis
- Atualizado em 19/01/2021 22:13

Marilza será vacinada nesta quarta, às 10h
Marilza será vacinada nesta quarta, às 10h / Divulgação/PMSF

A auxiliar de enfermagem Marilza Garniel de Alvarenga, de 64 anos, será a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em São Fidélis. Com 48 anos de serviços prestados na área da Saúde, ela trabalha atualmente no Hospital Armando Vidal, onde está há 25 anos e receberá nesta quarta-feira (20), às 10h, a primeira dose da CoronaVac aplicada no município. A informação foi divulgada pela Prefeitura.

São Fidélis recebeu na tarde desta terça (19) 410 doses da CoronaVac, direcionadas pelo Ministério da Saúde e encaminhadas pela secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Segundo a Prefeitura, nas próximas semanas devem ser entregues as outras 410 doses previstas para a fase inicial da vacinação, totalizando 820. Nesta fase, serão vacinados profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e idosos residentes em instituições de longa permanência — em São Fidélis, são os casos do Lar dos Idosos e da Amar Obras Sociais.

— Graças a Deus, hoje nós recebemos aqui 410 doses da vacina. É uma quantidade pequena, mas as coisas grandes começam, às vezes, com um início pequenininho. Nós temos certeza absoluta que vamos conseguir vacinar e imunizar toda a população, com muita responsabilidade — disse o vice-prefeito José William de Oliveira (PL), citando o fato de a Prefeitura já ter manifestado ao Instituto Butantan o interesse de compras de doses futuras da CoronaVac. — Estamos bem colocados. Na hora que a vacina realmente estiver em quantidade que possa avançar no quantitativo da vacinação, São Fidélis já está à frente, já recebemos a confirmação de que receberemos a vacina adquirida pelo governo municipal — pontuou.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a vacinação dos idosos será realizada nas próprias instituições onde residem. Um cronograma específico será montado para os profissionais da Saúde, com intuito de evitar aglomeração. Cada pessoa abrangida nesta primeira fase receberá duas doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A segunda aplicação se dará após intervalo de algumas semanas da primeira.

No último domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a aplicação da CoronaVac de modo emergencial no Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS