Ethmar Filho: Um pianista virtuoso
Maestro Ethmar Filho 16/03/2022 15:25 - Atualizado em 16/03/2022 15:30
  • Ethmar Filho

    Ethmar Filho


O grande Mestre, cuja vida se confunde com o período Clássico da música universal,
ainda introduziu o Romantismo, cujas bases, quem sabe inventadas por ele, pavimentaram a
obra de outros gênios, alguns contemporâneos. Ludwig Van Beethoven nasceu em 1770 em
Bonn, Alemanha, filho de um músico da corte. Seu talento para o piano logo foi percebido e ele
fez sua primeira apresentação pública aos oito anos de idade. Tenho estudado a biografia de
Beethoven e todas são unanimes em reafirmar sua genialidade, porém se mostram ambíguas em
relação ao seu humor e ao seu relacionamento com Mozart. O pai de Beethoven queria
promovê-lo como a próxima criança prodígio, depois de Mozart. (Isso certamente levou ao
desgosto absoluto de Beethoven por crianças prodígio mais tarde em sua vida.) No entanto,
Beethoven foi empregado como músico da corte, em Bonn, a partir de 1787. Durante esse
tempo, ele estudou brevemente com Haydn e, dizem algumas biografias, com Mozart, embora
certamente não fosse um relacionamento satisfatório para Beethoven.

Acontece que os eventos da vida de Beethoven afetaram muito (ou parecem ter afetado) sua
escrita.Por isso a produção musical de Beethoven é muito episódica. Há três períodos principais
na vida de Beethoven. Em 1792, Beethoven mudou-se para Viena. Este é o início do seu
primeiro período, que durou aproximadamente até 1800. Durante esse tempo, Beethoven
rapidamente se tornou um pianista virtuoso. Ele usou suas habilidades no piano para ganhar
favores da nobreza. Na verdade, ele até tentou reivindicar suas próprias raízes nobres mudando
acidentalmente o Van (um título sem sentido) para Von (um título de nobreza). Suas
composições nesse período consistiam principalmente em obras para seu instrumento principal,
o piano. Um exemplo de peça composta nessa época é a“Pathétique Sonata”, Op.13. A audição
de Beethoven também estava começando a se deteriorar neste ponto, no entanto, ele fez um
grande esforço para esconder esse fato daqueles ao seu redor. Se valia de aparelhos acústicos
para tentar ouvir melhor. Beethoven é uma figura de transição na história da música
ocidental. Ele é geralmente conhecido como o pai da era romântica. No entanto, durante o
primeiro período, a maioria de suas composições era de natureza clássica (ou seja, Hadyn e
Mozart). No entanto, em 1800, Beethoven teria virado para seu amigo Krumpholz e dito: "Não
estou muito satisfeito com o trabalho que tenho feito até agora. A partir deste dia, tomarei um
novo caminho". E basicamente, ele o fez. Abandonou as formas clássicas do século anterior e
partiu para uma voz musical mais expressiva (romântica). Sua imaginação musical começou a
crescer além do piano. Este período, que mais tarde ficou conhecido como o Período Heroico,
por causa da natureza maior que a vida de suas composições assumiu, viu a criação de obras-
primas como a “Tempest Sonata”, Op.31 (1801-2), a 3ª Sinfonia (Eroica), Op.55 (1803), sua
única ópera, Fidelio, Op.72 (1803-5), e o 5º Concerto para Piano (Imperador), Op.73 (1809),
lembrando aos leitores que opus é o posicionamento da peça em relação à obra. Alguns dizem
que esse período intermediário foi o maior de Beethoven. Certamente foi o mais produtivo. Em
cerca de uma década Beethoven produziu inúmeras obras-primas em todos os gêneros.
A produção de Beethoven foi praticamente nula até 1818. Nesse ponto, ele estava
completamente surdo e levemente louco. Também, seu irmão morreu deixando o único sobrinho
de Beethoven, Karl, sob a guarda de sua mãe. Beethoven sentiu que ela não era adequada para
criar Karl, então entrou em um processo cruel pela custódia da criança. Na maior parte desse
processo, ele foi capaz de usar sua influência com a aristocracia para vencer a
batalha. Infelizmente Beethoven não era um pai apto e seu relacionamento com Karl era
bastante ruim, levando-o a uma tentativa de suicídio alguns anos depois. Beethoven amava Karl
muito, e a dor de suas tentativas fracassadas de ensinar música a Karl deve ter sido devastadora
para Beethoven. Muitas vezes especula-se que Karl foi provavelmente um forte contribuinte
para o estilo tardio de Beethoven. É relevante neste momento incluir algumas palavras sobre os
processos composicionais de Beethoven. Mozart conseguia entrar em um trem e, algumas horas
depois, descer com uma ópera inteira composta na cabeça. Beethoven não podia fazer isso.Na
verdade, cada frase, cada nota era como arrancar seus dentes. Beethoven nunca teve menos de
duas composições acontecendo ao mesmo tempo em seu cérebro. Ele usava cadernos de esboços
para anotar suas ideias enquanto elas voavam em sua cabeça, antes que ele as
esquecesse. Mesmo depois de ter uma ideia, ela tinha que dar certo. O resultado era uma
confusão de rasuras e rabiscos em um pedaço de papel que um copista mais tarde teria que
decifrar.

Em 1809, no entanto, sua produção musical começou a cair, possivelmente devido ao
declínio de sua saúde e estado mental.Por volta de 1815, ocorreu o famoso caso “Imortal
Beloved”, que deixou Beethoven em profunda depressão e pensando em suicídio.Embora tenha
havido muitos debates, entre os biógrafos, sobre a identidade desta personagem, a “Amada
Imortal”, supõe-se agora que a mulher de sorte seria Josephine, Condessa Deym Née Condessa
von Brunswick. Vejam o filme “Minha amada imortal”.
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem, regente de corais e de
orquestras sinfônicas há 25 anos.

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