Bastidores da inauguração do Cine Teatro Trianon
02/05/2022 07:22 - Atualizado em 02/05/2022 07:29
Um dos grandes eventos sociais de Campos foi a inauguração do Cine Teatro Trianon, ocorrida em 25 de maio de 1921.
Para a festa de abertura, veio a companhia de operetas “Esperanza Íris”, muito famosa.
O teatro contava com 1.800 lugares determinados — poltronas, frias, balcões, camarotes e torrinhas.
O espetáculo de abertura foi a opereta “Duquesa du Bal Tabarin”.
O detalhe é que na inauguração do Trianon a seleção da plateia começava pelo preço dos ingressos: oito mil réis a poltrona e 40 mil réis o camarote. O traje exigia casaca.
Os “Lincoln”, os “Packard”, os “Fiat”, carro da época, despejavam decotes e casacas por entre alas da plebe maravilhada à porta do teatro.
Nisto, aponta um tilburi velho, todo desengonçado, um dos teimosos remanescentes, precedendo uma “limusine”, cujo motorista buzinava raivosamente.
Do tilburi, de cartola e casaca, com estudada dignidade, desceu uma dupla de boêmios muito conhecida e estimada em Campos na época: Balbi e Lobinho — Luiz Fernando Balbi e Francisco Lobo da Costa.
Descem, por entre risos da turma do sereno, e entram pelo comprido hall todo florido e ornamentado.
Quando chegam ao fim, Lobinho e Balbi não sobem as escadas da porta principal. Derivam para a direita e ganham as escadarias rumo às torrinhas.
Os tempos naquela época eram assim — mansos e tranquilos.
EM LIVRO
Quem quiser conhecer a história do Trianon deve ler o livro da professora Juliana da Silva Pinto Carneiro, cujo título é “Nos tempos do Trianon: Campos se diverte!”. Ela iniciou a pesquisa em 2001, no doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). É imperdível.
Juliana, campista que reside no Rio de Janeiro, estava decidida, tal como fizera no mestrado, a seguir com objetos de pesquisa relacionados a sua terra natal.
Com Victor Melo parceiro no projeto, optou pela pesquisa do Cine Teatro Trianon, que foi idealizado e erguido por Francisco de Paula Carneiro, o Capitão Carneirinho, seu bisavô.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]