Usina Nova Canabrava, em Campos, recupera inscrição estadual
14/04/2022 17:20 - Atualizado em 14/04/2022 17:21
Usina Nova Canabrava
Usina Nova Canabrava / Rodrigo Silveira
A Usina Nova Canabra, em Campos, obteve tutela de urgência nessa quarta-feira (13) e conseguiu recuperar sua inscrição estadual, que estava suspensa desde o dia 9 de fevereiro deste ano e não permitia à empresa comercializar o etanol por ela produzido. A inscrição havia sido suspensa pela Secretaria Estadual de Fazenda. 
Em despacho, a juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 11ª Vara da Fazenda Pública, acatou os argumentos da defesa, sustentando que o cancelamento da inscrição estadual de forma preventiva "é ato desproporcional, acarretando impedimento para o livre exercício de suas atividades".
Ainda segundo o entendimento da magistrada, "os documentos anexados aos autos demonstram que a autora, arrendatária da atividade empresarial, de fato exerce suas atividades, bem como vem cumprindo as obrigações assumidas junto à Justiça do Trabalho".
A notícia coincide com o início da safra da cana de açúcar, que começa neste mês de abril e se estende até novembro, com a contratação de mais de 2 mil trabalhadores diretos e mais de 4 mil indiretos.
O presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, disse que o maior benefício dessa decisão é o emprego do produtor. "Eu não sou a favor de fechar usina nenhuma. Se eles conseguiram a liminar, parabéns para eles. Embora eles não paguem as taxas da Associação, não mandem relação de fornecedor, mas eu não sou a favor de fechar usina nenhuma para dar desemprego e prejudicar os produtores, principalmente lá de perto. O maior benefício é o emprego e a moagem daqueles produtores que estão lá. Numa crise dessa de emprego, esse é o maior benefício", disse.
Para o produtor rural Francisco Pereira Gomes, que tem propriedade em São Francisco de Itabapoana, a Usina Nova Canabrava é um pulmão novo para os trabalhadores. "A usina fica perto de São Francisco de Itabapoana e dá muito emprego para as pessoas da região. Hoje ela é um pulmão novo para os produtores. Nós vamos viver junto com ela e ela vai sobreviver junto com a gente", disse Francisco ao acrescentar que ele espera que a safra deste ano seja semelhante a do ano passado. "No mês de março tivemos pouca chuva e agora em abril também não tivemos muita, mas acredito que a safra pode permanecer com a mesma quantidade do ano passado porque a lavoura está boa", concluiu.
Para o trabalhador rural Aldair Souza, 55 anos, a regularidade da empresa nesse início de safra é a garantia de empregos para mais de dois mil trabalhadores. Ele atua no corte de cana, seja nas terras perto da empresa, na estrada entre Campos e SFI, ou em terras arrendadas pela empresa, sobretudo na Baixada Campista. “O período de safra é de seis a oito meses. Geralmente, somos contratados entre março e abril e o contrato termina em novembro, dezembro. Recebemos todos os nossos direitos no fim. Agora já estamos trabalhando e esse é o sexto ano que trabalho para usina. Se tivesse algum problema, se não conseguisse moer, seria muito ruim para gente. Mais de 2.200 pessoas trabalham na mesma situação que eu”, contou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS