Novas salas de cinema serão construídas em cinco municípios do RJ
05/04/2022 15:56 - Atualizado em 05/04/2022 16:02
Sala de cinema
Sala de cinema
Com a retomada das atividades culturais, o Governo do Estado tem ampliado o investimento no setor de audiovisual. E, para democratizar ainda mais a sétima arte em território fluminense, o projeto Cine+ vai promover a construção de novas salas de exibição multifuncionais em cinco municípios do Rio de Janeiro. O investimento será de R$ 3,6 milhões.
Desenvolvido pela produtora cearense Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Enel Brasil e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o programa vai atender cinco municípios do Rio de Janeiro de até 250 mil habitantes, sendo eles: Itaocara, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Cabo Frio e Paraty.
— Esta iniciativa reflete o propósito de democratizar o acesso à cultura que temos promovido nos últimos dois anos. Fortalecer a relação entre poder público e iniciativa privada é essencial para o desenvolvimento do estado, e o Cine+ mostra isso — ressaltou a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas.
Todas as salas promoverão pelo menos 1.440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 100 jovens, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.
Cinema da Cidade
Por meio do projeto Cinema da Cidade, o Governo do Estado também está construindo seis complexos audiovisuais em Cordeiro, Miracema, São Fidélis, São Pedro da Aldeia, Bom Jardim e Mendes, com valor total de R$ 25 milhões. O programa vai levar salas de cinema a municípios de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes) que não contam com o serviço.
O Cinema da Cidade é destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição cinematográficas no Brasil. Envolve um conjunto de mecanismos e ações diversificadas destinadas à melhoria do ambiente de negócios e da oferta de capital para os empreendedores do mercado audiovisual.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS