Câmara tem possibilidade de antecipar votação da Mesa e movimenta bastidores
15/02/2022 10:55 - Atualizado em 15/02/2022 10:56
Se a primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Campos vai ser "light", como afirmou (aqui) o presidente Fábio Ribeiro (PSD) nessa segunda-feira (14), só a divulgação da pauta confirmará. E isso só deve acontecer pouco antes da reunião. Mas o que está movimentando mesmo os bastidores da política goitacá é a possibilidade da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 ainda nesta semana, até mesmo na sessão desta terça (15). Fábio não confirma, mas também não descarta, apesar de considerar a possibilidade muito difícil nesta primeira sessão. Cabe a ele, como presidente — e declaradamente candidato à reeleição com apoio do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) — determinar o dia de votação. A base, que inclusive já correu lista de apoio nessa segunda, tem a chapa praticamente pronta, mas quer chegar a 15 votos para abrir a eleição. A oposição também vem se articulando, inclusive com reunião prevista para esta terça, mas ainda não teria a chapa definida.
Entre os governistas, apenas um cargo estava em aberto até a noite de segunda, o de 2º vice-presidente. Fábio encabeça a chapa, tendo como vice Cabo Alonsimar (Podemos). A primeira secretaria fica com Thiago Rangel (Pros), enquanto a segunda seria de Silvinho Martins (MDB). Os vereadores da base calculam já ter mais do que os 13 votos necessários para vencer a disputa, mas só querem pautar quando estiverem com "folga", com 15 apoiadores, para evitar a possibilidade de uma surpresa na votação.
Para compor a chapa como segundo vice, em busca da garantia de vitória ao grupo do atual presidente, alguns nomes especulados são até mesmo de fora da base, como Abdu Neme (Avante), Fred Machado (Cidadania) e Maicon Cruz (PSC), que foi o segundo vice na Mesa de 2021, mas rompeu com a base após uma polêmica com Thiago e Juninho Virgílio (aqui). A oposição, porém, espera contar, no mínimo, com apoio dos dois primeiros. Outra possibilidade para completar a chapa da base é o Pastor Marcos Elias (PSC).
No grupo de oposição e/ou "independentes", os nomes de Helinho Nahim (PTC), Igor Pereira (SD) e Nildo Cardoso (PSL) são cotados como possíveis cabeças de chapa. Uma reunião chegou a ser realizada no último sábado (12), mas ainda não houve definição. Outra está prevista para esta terça, apesar de alguns vereadores considerarem muito difícil que a eleição seja pautada nesta semana.  
Igor diz que não se considera candidato a presidente, mas pregou diálogo no grupo. "O momento é de união. Passou da hora de pensar só em grupos políticos. O nosso grupo está pensando na cidade, em um projeto político para a cidade", disse.
Há mistério também em relação ao posicionamento do PDT. O vereador Leon Gomes não tem dúvida: vota com a base. Ele, inclusive, será líder do Governo na Casa a partir do próximo ano. Luciano Rio Lu teria se comprometido a votar em Fábio, em uma reunião nessa segunda, assim como haveria diálogo também com Marquinho do Transporte. Contudo, há quem conte esses dois votos pedetistas na chapa de oposição.
O suspense sobre a votação ainda nesta semana vai continuar até minutos antes das sessões desta terça ou ainda na de quarta (16). Porém, uma fonte garantiu que uma orientação teria partido, em reunião, do ex-governador Anthony Garotinho: a de que não é preciso pressa, sobretudo se houver algum risco de pautar e perder. Por isso mesmo as articulações continuam para a chapa da base garantir 15 votos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]