Competição em Barra do Furado abrirá temporada de surfe do estado do Rio no fim de janeiro
- Atualizado em 04/01/2022 18:58
Pelo menos 150 surfistas são esperados no Quissamã Pro Am 2022
Pelo menos 150 surfistas são esperados no Quissamã Pro Am 2022 / Divulgação
De 20 a 23 de janeiro deste mês, Quissamã será a capital do surfe no estado do Rio de Janeiro, com a realização do Quissamã Pro Am 2022 em Barra do Furado. Esta será a primeira competição do circuito de surfe do Rio na temporada, valendo pontos tanto para o ranking estadual quanto para o brasileiro, em todas as categorias. Nos dias 20 e 21 acontecerão as disputas amadoras, enquanto nos dias 22 e 23 de janeiro haverá a competição de atletas profissionais.
A confirmação do evento foi feita na última sexta-feira (31), durante live da prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, com participação do vice-prefeito, Marcelo Batista, e dos secretários de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; Cultura e Lazer, Kitiely Freitas; e Esporte e Juventude, Ísis das Chagas.
Distribuindo R$ 40 mil em prêmios, o Quissamã Pro Am trará novidades para o circuito de surfe do Rio. Afinal, será a primeira competição no litoral fluminense com a participação de mulheres surfistas profissionais, e o primeiro evento estadual com equiparação da premiação masculina com a feminina. São esperados pelo menos 150 atletas, entre profissionais e amadores, de todas as regiões do Brasil.
No evento amador, haverá disputas masculinas e femininas no sub-18, sub-16, sub-14 e sub-12, além da categoria Grand-Master. O campeão ou campeã de cada categoria fatura 2 mil pontos. Na competição profissional, os campeões faturam prêmio bruto de R$ 5.250,00, com premiação em dinheiro também até o 16º lugar, variando de acordo com a colocação.
— Para os atletas, é muito importante essa iniciativa, pois acrescenta mais uma etapa e mais um tipo de onda ao circuito, valorizando sempre — afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), Pedro Falcão.
Desde 2019, a Prefeitura de Quissamã mantém uma escolinha de surfe em Barra do Furado.
Fonte: Prefeitura de Quissamã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS