SJB é a única cidade da região a não divulgar informações sobre a vacinação infantil nos canais oficiais
20/01/2022 18:55 - Atualizado em 20/01/2022 21:44
Vista aérea da sede do município de São João da Barra
Vista aérea da sede do município de São João da Barra / Divulgação
A Prefeitura de São João da Barra foi a única entre as nove do Norte Fluminense que não deu nenhuma informação à população sobre o início da imunização das crianças entre 5 e 11 anos nos seus sites e redes sociais. Coincidentemente, o atraso ocorreu justamente na semana em que a prefeita Carla Machado (PP), em uma live nas redes sociais, desaconselhou a aplicação das doses, levantando narrativas sem comprovação científica sobre riscos da vacinação — já liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada por entidades médicas, como a própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Carla ainda disse que o município vai oferecer um medicamento fitoterápico, sem efeitos colaterais, para ajudar na imunidade das crianças. O posicionamento da prefeita repercutiu negativamente até em veículos de imprensa de abrangência nacional. Após a publicação no blog, a Prefeitura informou (confira os detalhes aqui) que já realiza o cadastro desde segunda-feira (17).
As primeiras 200 doses do município chegaram no sábado (15) e outras 200 na terça (18). Porém, até as 20h desta quinta-feira (20), nenhuma informação sobre o início da imunização foi publicada no site da Prefeitura ou nas redes sociais oficiais. Porém, em novo posicionamento, informou às 20h16 que já realiza o cadastro (confira aqui) e pretende iniciar a imunização na próxima segunda (24).
A vacinação no Norte Fluminense teve início em Macaé, na última segunda-feira (17). No dia seguinte, foi a vez de Campos e Conceição de Macabu. Na quarta-feira (19), Carapebus e Quissama, enquanto Cardoso Moreira iniciou a vacinação infantil nesta quinta. São Francisco do Itabapoana e São Fidélis ainda não começaram a vacinação, mas já fixaram o início. São Francisco deu início a um cadastro nesta quinta e as vacinas começaram a ser aplicadas na segunda-feira (24). São Fidélis, sem explicar os motivos, vai iniciar o processo de imunização na terça-feira (25). Cada prefeitura tem a sua organização em relação à organização da imunização.
O blog também cobrou da Prefeitura uma posição da médica cubana Arleny Arias acerca das declarações da prefeita e busca mais informações sobre o medicamento fitoterápico para aumentar a imunidade das crianças, mas não ainda não obteve respostas.
Título e texto atualizados às 21h40, com as novas informações da Prefeitura de SJB. 
 
Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]