Nélio Artiles: Desafios
Nélio Artiles Freitas - Atualizado em 20/01/2022 17:44
Infectologista Nélio Artiles
Infectologista Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
Ainda com os meus 4 anos de idade, fui apresentado a alguns desconfortos interessantes, além das naturais brincadeiras da idade, misturando uma ludicidade especial a diversos desafios. E assim foi nas primeiras aulas de natação, quando meu eterno mestre Matsuda jogava tampinhas de garrafas nas cristalinas águas das piscinas da AABB, em meio a uma pirralhada mergulhando para ver quem seria o primeiro a chegar ao fundo e, assim, trazê-las à superfície. Depois emendei no judô, aprendendo como disciplinar minhas ações e atitudes, entendendo a respeitar o próximo e a reagir às agressões de uma forma inteligente e ética. Adversários mais fortes que eu poderiam ser vencidos com técnicas adequadas, usando muitas vezes a agressividade do outro ao meu favor.
Até as derrotas tinham um significado específico e necessário. Para uma criança menor de 10 anos, isso foi primordial na minha formação para a vida. Os desafios seriam muitos e sempre difíceis, mas possíveis de enfrentar e vencê-los, porém nem sempre. E assim foi no estudo, concursos, nos traumas emocionais, perdas fundamentais de pessoas essenciais, entre tantos outros desafios. Em meio a um Osoto Gari ou Ippon Seoi Nage, caí, levantei, tombei e aqui estou “sessentado”, com algumas marcas e cicatrizes, sendo, porém, capaz de enxergar e entender minhas falhas no passado, perceber o significado de minhas vitórias e continuar me preparando para os tropeços e barreiras à frente.
É necessário um maior estímulo para que nossas crianças da atual geração iniciem, o mais precocemente possível, atividades esportivas bem orientadas, pois aprenderão com maior sabedoria a enfrentar os percalços da vida. A preparação para o “bom combate” nesta vida requer preparo físico e emocional, preenchidos com o sopro divino no âmbito espiritual.
Logo, cuidar do corpo, da mente e do espírito é sempre necessário neste enfrentamento, pois muitos destes desafios acontecerão de forma súbita e inesperada. Assim é possível se defender dos golpes da vida com sabedoria, estando estruturado com uma boa saúde, para não se abater de forma intensa.
Perder ou ganhar irá depender de vários fatores, mas certamente são as consequências, ou como cada um irá lidar com elas, que definirão o futuro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS