Ato de vandalismo na praia de Atafona é alvo de denúncia
26/10/2021 13:23 - Atualizado em 26/10/2021 19:33
Grupo de jovens estava em bugre sem placa
Grupo de jovens estava em bugre sem placa / Foto do leitor
Um grupo de jovens foi flagrado, nessa terça-feira (26), arrancando estacas da beira-mar em Atafona, no município de São João da Barra (SJB), para acessar a faixa de areia com um bugre. A atitude é por portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com respaldo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sob pena de multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o denunciante, este tipo de vandalismo tem acontecido com frequência no local. A Prefeitura de SJB informou ter enviado uma equipe no local, mas quem realizou o reparo das estacas foi um morador.
O grupo, formado por uma moça e vários rapazes, estava em um bugre vermelho sem placa. Eles foram vistos a duas quadras do Quiosque do Nelson, no sentido Pontal. Após arrancarem as estacas, teriam ido surfar no mar. O denunciante chegou a falar com um fiscal ambiental da Prefeitura que estava no local e acionou a Guarda Municipal e uma viatura do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), mas até por volta de 12h nenhum agente havia comparecido no local.
O próprio denunciate relatou que também fez contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Em nota, a Prefeitura de São João da Barra afirmou que, assim que a denúncia foi recebida pelo Ciosp, uma equipe de fiscalização foi encaminhada ao local, não conseguindo encontrar o veículo e as pessoas. “O patrulhamento está sendo intensificado para coibir esse tipo de ação. O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de São João da Barra realiza a fiscalização nos 32 quilômetros de orla do município”.
De acordo com a portaria 10 do Ibama, de janeiro de 1995, é proibido o trânsito de qualquer veículo na faixa de praia compreendida entre a linha de maior baixa-mar até 50m, como da linha de pre-a-mar do ano (mare de sizigia) nas regiões dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS