Nélio Artiles: Osso fraco
Nélio Artiles Freitas - Atualizado em 21/10/2021 20:44
Infectologista Nélio Artiles
Infectologista Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
Estima-se que 10 milhões de pessoas têm osteoporose no Brasil, e com uma tendência crescente. Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas, sendo uma doença silenciosa, raramente apresentando sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, que é uma fratura óssea, sendo relacionada ao avanço da idade. O envelhecimento não é só na pele ou nos vasos, mas também no esqueleto, trazendo alterações e deformidades.
Na osteoporose ocorre uma fragilidade e perda da força óssea, predispondo à fratura. A mais grave é a de fêmur, porém a mais frequente é a das vértebras. Aos 80 anos as chances são bem maiores e deve se considerar todas as comorbidades presentes. Alguns outros fatores aumentam o risco como história familiar; pessoas de pele branca, baixas e magras; problemas hormonais, uso de cortisona, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D; baixa exposição à luz solar; imobilização e repouso prolongados; sedentarismo; tabagismo; consumo exagerado de álcool; certos tipos de câncer; algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
A projeção para os próximos 30 anos é que o número de idosos em todo o mundo mais do que duplique, atingindo acima de 1,5 bilhão de pessoas em 2050. Políticas públicas de saúde são necessárias para prevenção desta doença tão prevalente atualmente, principalmente suas consequências. É preciso se organizar para evitar a primeira fratura e, principalmente, a segunda.
Após uma fratura há um caos pessoal e familiar com internações, cirurgias, mexendo significativamente com a autonomia do idoso. Após uma fratura de colo de fêmur 20% morrem no mesmo ano, 30% serão institucionalizados, 40% serão mais dependentes. A realização rotineira da densitometria óssea tem uma grande importância, pois mede a densidade óssea, sendo o padrão ouro para o diagnóstico.
Alguns dados indiretos podem sugerir uma osteoporose como RX tórax e de coluna ou mudança da estatura e dores nas costas. Para a prevenção é preciso pôr em prática três medidas básicas: ingerir cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos. Na verdade, essas regras devem ser mantidas durante toda a vida, além de medicações para as doenças de base e as drogas anti-fraturas, quando indicadas.
Existem medicamentos hoje que reduzem a perda dos ossos com o tempo e existe aqueles que estimulam a remodelação, infelizmente de alto custo e não disponibilizados na rede SUS. A pergunta e a reflexão deve ser: cadeiras de rodas ou bicicletas? É preciso programas de incentivo à atividade física e prevenção desta doença tão séria. Estas inevitáveis quedas, em geral, têm várias causas, como a própria idade avançada, sarcopenia, alterações cognitivas, limitações na visão e uso de óculos inadequados, fraturas espontâneas, uso de medicações.
Fechado e escorregadio, o banheiro sempre foi visto como um local onde as quedas acontecem com frequência, especialmente entre os idosos, que já estão mais sujeitos a cair, porém, recentemente, estudos demonstram que o quarto costuma ser o cômodo mais perigoso. Quartos e salas podem ser perigosos quando têm tapetes escorregadios, objetos que impedem a circulação e móveis, que demandam muito esforço da pessoa para se acomodar ou levantar.
Medidas de prevenção são muito importantes. A mulher aos 50 anos, em média, muda o padrão hormonal e a osteoporose pode se desenvolver nos primeiros 5 a 10 anos do início da menopausa. A reposição hormonal pode suspender esta evolução, avaliando sempre as tendências de câncer de mama e tromboembolismo. A alimentação também é muito importante, como a reposição de cálcio por medicamentos ou na alimentação com leites e derivados, iogurtes etc.
Se puder, só uma conduta: exercício; se puder dar um remédio: Vitamina D; se puder evitar um evento: queda. Ame seus ossos. Proteja seu futuro. Você não pode parar o tempo, mas você pode parar a osteoporose.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS