MPRJ realiza audiência pública para debater enfrentamento ao aumento da mortalidade materna no estado
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do CAO Saúde, promove audiência pública na próxima segunda-feira (4), às 14h, para discutir o aumento da mortalidade materna no estado do Rio de Janeiro e quais medidas podem ser adotadas para reverter esse quadro. A audiência será transmitida pelo canal do MPRJ no Youtube.
De acordo com o MPRJ, chama atenção o grave quadro de mortes de grávidas e puérperas no estado, que já registrava índices altos, anotando a maior taxa das regiões sul e sudeste, e subiu para níveis alarmantes em decorrência da pandemia de Covid-19. Dados da secretaria de Estado de Saúde (SES) revelam que a taxa de mortalidade materna aumentou 43% nos últimos três anos. Passou de 61,7 (por 100 mil nascidos) em 2018, para 73,5 em 2019 e 88,4 em 2020.
A coordenadora do CAO Saúde/MPRJ, Marcia Lustosa, ressalta que é necessário um esforço coletivo para enfrentar o tema: "A grande maioria dessas mortes é evitável, segundo nos mostram os dados. É preciso mobilizar a sociedade e os gestores para essa pauta da mortalidade materna no Estado do Rio de Janeiro. Isso tem que se tornar uma prioridade".
O CAO Saúde alerta que para melhorar esse quadro é necessário investir na atenção materno-infantil e resolver problemas como a falta de médicos, as condições das maternidades, incrementar o pré-natal e a atenção primária em saúde como um todo, realizar a busca ativa por gestantes, para que realizem ao mínimo as consultas preconizadas pelo Ministério de Saúde, entre outros cuidados.
A audiência pública terá participação de atores do sistema de saúde, de conselhos, membros do Ministério Público, entidades da sociedade civil, entre outros.
Fonte: MPRJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS