Fábio Ribeiro: Criação de Parlamento Inter-Regiões em pauta na Câmara
- Atualizado em 22/09/2021 10:43
A primavera começa com indícios de bons frutos para Campos e região. Na próxima sexta-feira, vamos sediar, no Palácio Nilo Peçanha, um encontro de presidentes de Câmaras Municipais do Norte e Noroeste Fluminense. O objetivo é retomar e ampliar o antigo Parlamento Regional, agora com o nome de Parlamento Inter-Regiões, justamente por expandir a participação de municípios do noroeste do estado nas discussões em torno de temas de interesse de Campos que também são comuns às cidades vizinhas e adjacências. O Parlamento se apresenta como uma importante ferramenta de fortalecimento político, será como uma assembleia a assegurar que as vozes e demandas de nossas populações sejam ouvidas e consideradas também fora do contexto local, propiciando que as soluções possam surgir em diferentes níveis e esferas de poder.
O encontro, que será às 10h30 na Câmara de Campos e terá o tema "Unir para superar", é fundamental para que, havendo transparência no debate e participação popular, sejam colocados em pauta assuntos relevantes para a melhoria da qualidade do nosso povo. Em recente reunião com o presidente da Câmara de São João da Barra, Elísio Rodrigues, destacamos alguns temas que consideramos importantes para serem debatidos por representantes do Legislativo das duas regiões. Entre eles, uma adequação do ICMS, buscando uma redução que deixe o Norte e o Noroeste tão atrativos a empresas como o Espírito Santo, que tem o imposto sobre circulação de serviços e mercadorias com índice muito, muito menor do que o do estado do Rio. Tem a crise hídrica, que faz o Paraíba do Sul agonizar há tempos e muito influencia o nosso abastecimento, a nossa agricultura.
Somos municípios passando pelas mesmas dificuldades, como pandemia de Covid-19, desemprego, queda na arrecadação, aumento da pobreza, e um parlamento representativo das duas regiões pode, sim, minimizar essas deficiências. O antigo parlamento regional, que reuniu, em passado recente, o Legislativo de Campos, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira e São Fidélis, obteve êxito em várias questões. Diante de problemas comuns – muitos específicos dos municípios que se dispuserem a ser representados nesse consórcio político - acredito que, neste novo modelo, o Parlamento Inter-Regiões terá ainda mais força para propor, cobrar e obter respostas às nossas demandas e, consequentemente, mais fundamento para sermos beneficiados com recursos estaduais e federais que nos possibilitem mais desenvolvimento e qualidade de vida. Essa é a função do parlamento que esperamos criar nesta sexta-feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS