Marcão Gomes: Centenário de Paulo Freire
Marcão Gomes 22/09/2021 10:39 - Atualizado em 22/09/2021 10:44
Há 100 anos, nascia em Pernambuco Paulo Freire, aquele que se tornaria um dos mais notáveis pesquisadores da história da pedagogia mundial. Patrono da educação no Brasil, o educador, pedagogo e filósofo é reconhecido mundialmente, mas infelizmente aqui no Brasil ainda é alvo de resistência e fake news. Mas a sua importância para o debate educacional é inegável, sendo o brasileiro mais homenageado no mundo com 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios. O educador ainda é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas.
O educador ficou preso por 72 dias e passou 16 anos em exílio, onde continuou a se dedicar a sua obra, lançou mais de 30 livros, ele foi um filósofo da educação. Há de se reconhecer que ele foi um revolucionário da educação e por causa desse sucesso ele ficou conhecido internacionalmente. A filosofia de Paulo Freire é estudada no mundo inteiro e admirada, os estudiosos afirmam que ele primeiro observou a realidade, depois ele escreveu a teoria, que foi a Pedagogia do Oprimido.
Os livros de Paulo Freire foram publicados em quase todo mundo. A Pedagogia do Oprimido, é a obra mais importante, a terceira mais citada em trabalhos de ciências humanas do mundo, foi traduzida e publicada em mais de 20 idiomas. A produção teórica e a reflexão sobre sua prática como educador e consultor, inspirou e ainda tem inspirado, inúmeras pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas que são realizadas no Brasil e em vários países do mundo.
Um caminhante da educação, entre campanhas de alfabetização, livros escritos, políticas públicas elaboradas e tiradas do papel, Paulo Freire espalhou a semente de uma pedagogia popular na qual todas as pessoas são consideradas agentes do conhecimento. Nela, os processos educativos se relacionam aos contextos sociais a partir da consciência crítica e da criatividade de professores e alunos.
Apesar de terem sido ditas no século passado, várias frases do pernambucano ainda trazem ensinamentos e lições pertinentes para a realidade atual do país e da educação brasileira: "Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre" e "Uma educação correta para este país é a educação que se preocupa, fundamentalmente, com o exercício democrático".
Outra de suas frases famosas: "Uma das coisas que eu acho que a gente precisa fazer é não ficar velho nunca. É não deixar envelhecer o menino, a menina que a gente foi. Nesse sentido, eu sou e não sou novo. Eu sou um velho que se renova. Eu me sinto bem na medida em que procuro fazer bom o momento em que vivo. A minha busca é uma busca de quem não pretende jamais ficar de braços cruzados diante do presente, diante da realida de atual, da realidade em que estou."
Viva Paulo Freire!!! Sigamos em frente!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS