Prefeitura anuncia aquisição de novo tomógrafo para HFM
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, autorizou a secretaria de Saúde a comprar, em caráter emergencial, um aparelho de tomografia para atender ao Hospital Ferreira Machado (HFM). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (22), durante entrega de um aparelho de mamografia e inauguração de uma sala específica para a realização do exame no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM). A mamografia é um exame que visa rastrear de forma precoce e eficaz o câncer de mama.
— Com a entrega desse mamógrafo, queremos zerar a fila de espera pelo exame até outubro deste ano, já que existe uma demanda reprimida no município — disse o prefeito. Em relação à aquisição do tomógrafo, Wladimir afirmou que o do Ferreira Machado vive apresentando problemas de manutenção por ser bem antigo.
O secretário de Saúde, Adelsir Barreto, acredita que, até a próxima terça-feira (27), a secretaria e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já tenham concluído o processo preliminar para a compra emergencial do tomógrafo. “Esse processo consiste na junção de informações que justifiquem a aquisição emergencial do novo aparelho, que será importado, já que o Brasil não fabrica tomógrafos”, afirmou. Concluída essa fase, a documentação será enviada para os órgãos responsáveis pela tramitação do processo de licitação.
O secretário ressalta que, finalizado o processo de aquisição e homologação do mesmo, a previsão é de chegada do aparelho em 60 dias. “Na realidade temos autorização para comprar dois tomógrafos e um mamógrafo. A contingência que houve por parte do prefeito em comprar um dos aparelhos de forma emergencial é para garantir a continuidade da assistência no Ferreira Machado”, explicou Adelsir, destacando que o rito ordinário para a aquisição do segundo tomógrafo e do mamógrafo será mantido.
Compra será feita em caráter emergencial pela Secretaria de Saúde para garantir a continuidade da assistência no hospital.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS