Programa do Trabalho Protegido na Adolescência ainda tem vagas abertas
- Atualizado em 22/07/2021 14:33
O Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) que insere jovens no mercado de trabalho dispõe de vagas em Campos. As vagas são através da Fundação para a Infância e Adolescência (Fia). Até o momento, a unidade de Campos ainda apresenta vagas disponíveis.
Os interessados devem realizar suas inscrições de forma online através de um link que está disponível no site e nas redes sociais da Fia/RJ. As aulas das novas turmas estão previstas para terem início na última semana de agosto, entre os dias 23 e 27.
O PTPA tem como público alvo adolescentes com idade entre 15 e 16 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Apesar de o Programa estar sendo realizado de forma remota devido a pandemia, atualmente é possível inscrever-se para as seguintes unidades: Campos, Cidade de Deus, Duque de Caxias, Ipanema, Maracanã, Niterói, Nova Iguaçu, Nilópolis, Padre Miguel, Piedade, Santa Cruz e São João de Meriti.
Recentemente a Presidente da FIA, Cleo Hernams, inaugurou as unidades de Jacarepaguá e Vila Kennedy que também passarão a oferecer o PTPA. Além disso, a Presidente vem costurando uma parceria com a prefeitura de Macaé para que em breve a região possa receber uma unidade do Programa.
O programa tem como propósito oferecer um Curso de Capacitação afim de garantir aos adolescentes assistidos formação integrada entre os saberes disciplinarmente escolares e os conhecimentos aplicados ao mundo do trabalho para o melhor proveito de todos - adolescente, família, comunidade e instituições envolvidas - no processo de sua inserção sociolaboral protegida e protagônica. Após o curso, o Programa tem por objetivo oferecer ao adolescente oportunidade de inserção qualificada no mercado de trabalho por meio de articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas.
O curso preparatório do PTPA tem duração de 3 meses, totalizando 320 horas de aulas que estão distribuídas entre sete módulos:
* Português e Redação;
* Matemática e Raciocínio Lógico;
* Humanidades Aplicadas;
* Noções Administrativas e Financeiras;
* Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais;
* Música, Teatro e Produção Artístico-Cultural;
* Resiliência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS