Painel Político - 15/07/2021
15/07/2021 08:06 - Atualizado em 15/07/2021 16:54
Cabeça branca reforça quadro de apoio a Wladimir Garotinho na Câmara Municipal
O governo Wladimir Garotinho ganha um reforço, no âmbito Legislativo, de um quadro político que pode ser chamado de “cabeça branca”. E é literal, já que o médico Edson Batista (PTB) tem, e não é de hoje, os cabelos grisalhos.
Bagagem positiva
Cabeça branca é um jargão que sinaliza para o político com experiência. E bagagem, diga-se, positiva, é o que não falta a Edson Batista. Ele, inclusive, presidiu a Câmara de Vereadores por duas vezes.
Ocupa o sexto mandato
Com 75 anos, o médico Edson Batista é o primeiro suplente do PROS, e ocupa a vaga de Juninho Virgílio, exercendo o sexto mandato no Legislativo municipal. Juninho foi nomeado para exercer o cargo de secretário de Governo.
Petista de carteirinha
A professora Ana Almeida Costa, eleita diretora da unidade em Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF), é uma petista de carteirinha. Já foi, inclusive, presidente do diretório local do Partido dos Trabalhadores.
Vitória folgada
Ana Costa disputou a eleição na UFF enfrentando e ganhando por larga margem de votos de dois concorrentes. Um deles é o atual diretor, Roberto Rosendo, cujo mandato à frente da instituição termina no dia 20 deste mês.
Que fase, a do Botafogo!
E o Botafogo, hein?! Não por acaso chamado de Glorioso, por tantas conquistas em sua história, levou um "Não" de... Lisca. O treinador foi cortejado pelo clube. Mas decidiu colocar no seu currículo que um dia recusou ser técnico do Botafogo, mesmo com o alvinegro aceitando pagar o salário que ele pediu.
Protestos em Cuba impulsionam disputa entre lulistas e bolsonaristas 
O Globo registra hoje que a repercussão dos protestos em Cuba reativou uma disputa ideológica entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula que, na avaliação de cientistas políticos, vinha sendo evitada pelo petista e pode atrapalhar os esforços por uma aliança ampla contra o atual governo.
Retórica da Guerra Frita 
Na matéria, especialistas apontam que enquanto Lula procura resgatar diretrizes de política externa de seus dois mandatos, a “retórica da Guerra Fria” alimentada por Bolsonaro se alinha à postura mais rígida adotada atualmente pelos Estados Unidos e por países europeus aliados contra o regime cubano.
Jovem Pan vai se tornar TV
O presidente da Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, confirmou a ida da emissora de rádio para a TV. A informação é do site Comunique-se.
Sinal aberto
Na publicação, o dono da Jovem Pan detalha que o plano é expandir a empresa a todos os canais possíveis, incluindo o canal televisivo, em sinal aberto e planos de TV por assinatura.
Bolsonaro usa a internação
Na Folha de S. Paulo, o colunista Igor Gielow escreve que Bolsonaro usa internação para ressuscitar figura de mártir contra Lula. "Presidente sai de cena em momento de pressão extrema, quando temia inclusive prisão do filho", observa.
Mártir político
Na avaliação de Igor Gielow, a internação repentina de Jair Bolsonaro, apesar dos sinais externos de deterioração física dos últimos dias, fez ressurgir uma das personas prediletas do entorno do presidente:"a do mártir político".
Para acabar com o soluço de Bolsonaro
O Globo, na seção de cartas, traz hoje a que foi enviada por Gilda de Aquino. Ela diz que uma boa forma de acabar com os soluços de Bolsonaro é o Congresso votar logo o impeachment. "Com esse susto, passará logo o soluço dele, e, para nós, será a solução".
Jornal Hoje despenca em audiência
Daniel Castro registra no UOl que o Jornal Hoje não para de perder ibope na Grande São Paulo. Na sexta-feira (9), marcou 8,4 pontos de média e registrou recorde negativo pelo segundo dia consecutivo. Apesar de ser exibido de madrugada, em um horário com menos televisores ligados, o Jornal da Globo deu 8,5 de média e foi mais visto do que o noticioso transmitido durante a tarde.
Anedotário -1
Anos 60. O divórcio era o assunto em debate na Câmara Municipal de Campos. O padre Antônio Ribeiro do Rosário, depois de citar Cristo e São Paulo, e de ser contestado por Jonas Lopes de Carvalho e Ary Bueno, dois divorcistas, deu o próprio exemplo para os colegas vereadores.
Anedotário - 2
Da tribuna, o padre Rosário falou, de forma categórica:
— Graças a Deus jamais pequei contra a castidade. A carne nunca foi por mim cobiçada!
Anedotário - 3
No plenário, João de Almeida Filho rascunhou a seguinte quadra:
"Rosário não come carne,
como qualquer profano,
apenas assim procede,
por ser... vegetariano".
Email do blog: [email protected]om.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]