Painel Político - 14/07/2021
14/07/2021 07:31 - Atualizado em 14/07/2021 10:00
Nem Bolsonaro, nem Lula. A busca por alternativa
No cenário para as eleições de 2022, em meio às desistências de Amoedo e Huck, sete partidos de centro-esquerda e centro-direita se reuniram em Brasília para debater uma 3ª via de forma a fugir de duas ameaças: Bolsonaro e Lula, os favoritos nas pesquisas de intenção de voto. Mas não fecharam com um nome. O consenso é difícil.
Debate ganha corpo
De qualquer forma, no caminho em busca de uma opção que não passe por Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, o debate ganha corpo. Daí que vale a leitura do que escreveu, na Folha de S. Paulo, a filósofa e escritora Catarina Rochamonte.
Engodo neolulista
 Rochamonte colocou que em meio aos escombros do governo Bolsonaro, “ganha força o engodo neolulista como se o esquecimento do mensalão e do petrolão pudesse ser algo além do retrocesso e entorpecimento coletivo”.
Defensor de ditaduras
Catarina Rochamonte disse mais: “Aquele que se pinta de alma mais honesta deste país, quer se colorir também de democrata, quando, na verdade, é um autocrata dentro de seu próprio partido, além de ardoroso defensor de ditaduras, desde que sejam de esquerda”.
Sabotagem do impeachment
 Sobre o debate do impeachment de Bolsonaro, Rochamonte considera que a luta não é monopólio da esquerda, mas imperativo moral da nação. “Os que a querem restringir a um único campo ideológico traem, com tal atitude, sua falta de espírito democrático”.
Covid não dá trégua
O blog lamenta a perda do advogado Rinaldi Mata, um amigo. Mais uma vítima da Covid. Ele foi vereador em São João da Barra nos anos 90, eleito com os votos do antigo sertão. Daí que teve papel importante à época da emancipação de São Francisco de Itabapoana, justo quando presidia a Câmara Municipal.
Trajetória vitoriosa
O ex-prefeito Hydekel Freitas, de Duque de Caxias, que faleceu na segunda-feira (12), nasceu em Porciúncula. Morador na Baixada Fluminense, cumpriu uma trajetória política vitoriosa nos anos 70 e 80, quando também se elegeu deputado federal e senador.
Disputa com Rockfeller de Lima
Hydeckel ocupou uma vaga no Senado como suplente de Afonso Arinos. Na eleição de 1986, conseguiu ficar na primeira suplência, ganhando do campista Rockfeller de Lima. Com a morte de Arinos, assumiu a cadeira do jurista.
Não havia carona 
Na época, a suplência de um senador era definida no voto. Podiam concorrer, em uma mesma chapa, dois candidatos. O que tivesse mais votos ficava na primeira suplência. O cenário hoje é diferente. O senador eleito leva um suplente em sua garupa.
Ingresso dos Garotinhos no PSL
O ex-governador Anthony Garotinho, junto com Rosinha, está em vias de se filiar ao PSL, após o ingresso, no partido, de sua filha. Deputada federal, Clarissa deixará o PROS. Alega que a legenda rompeu com o regimento ao retirá-la da presidência estadual.
Convivência difícil 
O detalhe é que Garotinho e família devem estar atentos para as companhias com as quais conviverão no PSL. É certo que uma delas, recém-chegada ao partido, está de olho na vaga de candidato na eleição presidencial.
Tarefa inglória na jornada eleitoral
Trata-se do apresentador de TV José Luiz Datena. Ele já ingressou no PSL. O próximo passo da sigla é lançá-lo pré-candidato à Presidência. Convenhamos que pedir voto para o Datena suceder ao Bolsonaro é tarefa inglória.
Risco existe. Datena depois de Bolsonaro?
Datena está longe de representar uma opção para quem não deseja votar em Bolsonaro ou no Lula. Pode ser até que o PSL não o lance. Mas o risco existe. E os Garotinhos devem avaliar que pedir voto para Datena é indigesto.
PSD aposta em Rodrigo Pacheco
O jornalista Carlos Brickmann revela hoje, em seu blog, que está decidido: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deixa em breve seu atual partido, o DEM, para se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab. E, pelo PSD, deve ser candidato à Presidência da República, tentando abrir caminho entre bolsonaristas e petistas.
Não pula em piscina vazia
A avaliação de Brickmann é que Kassab jamais pulou em piscina vazia. "É um político de rara habilidade e todos os que atuam no ramo aprenderam a respeitar seu faro e seu raciocínio sobre o Poder".
Provas que levam à cassação
A Folha de S. Paulo destaca hoje em manchete principal que o ministro do STF, Alexandre de Moraes decidiu compartilhar as provas com o TSE, reforçando as ações que podem levar à cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.
Bolsonaro internado
Agora pela manhã, revela a Folha Uol, Bolsonaro foi internado para exames e a reunião com os chefes do Legislativo e Judiciário foi cancelada. Ele está há dias com uma crise de soluços. Ainda não há boletim médico. Bolsonaro vem aparentando desconforto e está visivelmente abatido há vários dias.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]