Reticências Culturais 18/07
18/07/2021 12:12 - Atualizado em 18/07/2021 12:12
Culture-se
Esta semana foi lançado o programa da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) “Culture, Campos – com horizonte” (veja mais aqui). Em um evento no Trianon — que me pareceu revitalizado e pronto para voltar a receber espetáculos, quando as condições sanitárias assim permitirem —, os detalhes foram apresentados.
Culture-se (2)
O programa foi apresentado como o carro-chefe da FCJOL. A diretora executiva das Artes e Culturas, Katia Macabu, apresentou os 7 eixos com muito orgulho, depois de abertura da (emocionada) presidente Auxiliadora Freitas e da vice-presidente Fernanda Campos. A equipe toda foi chamada ao palco durante (o que atrapalhou um dos momentos altos da apresentação) a declamação do Hino de Campos, por um ator campista.
Culture-se (3)
É preciso elogiar quando a qualidade é aliada com o planejamento, e acerto de tom. O Culture (que o nome não é uma americanização, como Kátia fez questão de mencionar, é do verbo “culturar”, o que é ótimo) é um ótimo programa (senti falta de propostas efetivas para o patrimônio material — que agoniza —, mas é preciso dar mais tempo). A execução do plano é que será preciso acompanhar. Mas, a equipe mostrou-se empenhada para isso. O uso do Palácio da Cultura é um ponto sensível. A conferir.
Edson e a cultura
A volta de Edson Batista à Câmara (veja mais aqui) reacende outras esperanças para o setor cultural da cidade. Edson tem relevantes serviços prestados nessa área. Porém, o grupo político garotista deposita outras esperanças no experiente doutor. Ele precisará definir prioridades e continuar seu excelente legado cultural (veja entrevista aqui).
Edson e a cultura (2)
Dr. Edson tomou posse citando o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho como sua joia. Para terminar de lapidá-la, será preciso esforços legislativos e políticos. Ele já mostrou ser possível. A esperança é grande nas novidades que já estão sendo construídas.
Edson e a cultura (3)
Também nesta semana, Edson Batista visitou o Arquivo. Recebido por Rafaela Machado e equipe, disse estar “em casa”. O belíssimo e bem cuidado Solar do Colégio está pronto para assumir as funções que um Arquivo pode e deve assumir. Campos precisa e merece... 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]