Secretário da Casa Civil de Macaé, Eduardo Cardoso, morre por complicações da Covid-19
21/06/2021 09:56 - Atualizado em 21/06/2021 10:28
Reprodução - Facebook
O ex-vereador de Macaé e atual secretário da Casa Civil, Eduardo Cardoso Gonçalves da Silva, morreu aos 70 anos nesta segunda-feira (21), por complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o início de maio, no Hospital da Unimed em Macaé. O filho dele, o vereador Thales Coutinho (Podemos), também foi diagnosticado com a doença e segue em recuperação. Dr. Eduardo deixa esposa, dois filhos, uma neta. A Prefeitura de Macaé e a Câmara de Vereadores emitiram notas de pesar.
Além da política, Dr. Eduardo, como era mais conhecido, dedicou sua vida à medicina. Com reconhecido trabalho, foi eleito vereador pela primeira vez em 1992, sendo reconduzido ao cargo nas seis eleições seguintes. Neste período, também assumiu a presidência da Câmara em seis oportunidades, com mandato mais recente encerrado em 2020.
A nota emitida pela Prefeitura de Macaé destacou o lado humano e os legados deixados por Dr. Eduardo: "É com lamento e muito pesar que a Prefeitura de Macaé comunica o falecimento de Dr. Eduardo Cardoso, secretário Municipal da Casa Civil. O sorriso fácil que sempre o acompanhou, vai ficar marcado em quem o conheceu. Macaense de família simples, Eduardo Cardoso Gonçalves estudou nos Colégios Estaduais Matias Neto e Luiz Reid, se formando em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como cirurgião obstetra atuou por muito tempo no Pronto Socorro Municipal e no Hospital São João Batista. Eduardo Cardoso deixa um legado político importante na construção de Macaé. Como presidente da Câmara foi responsável pela realização do primeiro concurso público da história do Legislativo e trabalhou muito para a valorização do servidor público. Criou o Centro Cultural do Legislativo com o Museu e a Escola do Legislativo (buscando capacitação na gestão pública). Como Secretário municipal de Saúde foi responsável pela entrega das duas UPAs (Barra e Lagomar), criação do SAMU 192, Pronto Socorro da Imbetiba, Farmácia Municipal, ampliou os serviços do Hospital da Serra com cirurgias de média complexidade e tornou a saúde bucal uma referência com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) com atendimento de urgência 24h. Foi destaque na revista Veja (novembro 2011) colocando Macaé com o menor índice de mortalidade infantil do Brasil. Na atual gestão, Dr. Eduardo foi um dos grandes responsáveis pela transparência do processo da vacinação contra a Covid-19, sendo presidente da Comissão Vacina Macaé. Médico obstetra apaixonado pela profissão,flamenguista fanático e ícone na Política Macaense, Dr. Eduardo fez da sua vida um grande atendimento a população. Sem deixar de lado as suas caminhadas diárias pelo calçadão da Imbetiba, com seu companheiro, o cachorro Zico".
A Câmara de Macaé decretou luto oficial de três dias: "É com imenso pesar que a Câmara Municipal de Macaé recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador e atual secretário da Casa Civil, Eduardo Cardoso Gonçalves da Silva, nesta segunda-feira (21). A Câmara está solidária aos familiares e amigos pela lastimável perda e decretará luto oficial de três dias. Todo o Legislativo continua em orações pela recuperação do vereador Thales Coutinho (Podemos), filho do Dr. Eduardo, que segue internado lutando pela vida".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS