Restaurantes e lojas com esperança na "última hora" para o Dia dos Namorados
Ícaro Abreu Barbosa 09/06/2021 09:52 - Atualizado em 09/06/2021 10:58
O mercado vem se aquecendo para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo sábado (12). As expectativas dos lojistas e proprietários de restaurantes, em Campos, é boa, levando-se em conta o “novo normal”, imposto pela Fase Amarela da retomada das atividades econômicas e sociais, devido à pandemia da Covid-19 — que já prejudicou e resultou em protestos de ambos os setores.
Dentre os mercados que tradicionalmente mais lucram com o Dia dos Namorados estão as lojas que trabalham com roupas e os restaurantes, onde vários apaixonados da planície pretendem viver uma noite romântica com a(o) parceira(o). Em ambos a expectativa é positiva, admitindo a realidade de crise econômica e sanitária pela qual passa Campos, o Rio de Janeiro e o Brasil.
Para comerciantes, como ressaltou o empresário Murillo Dieguez, o Dia dos Namorados é uma das melhores datas de vendas, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães. “A nossa esperança é que o mercado aqueça até sexta-feira (11) e que seja uma data vitoriosa para os comerciantes, que já sofreram tanto com as medidas e restrições da pandemia”, comentou.
— O movimento está começando a crescer, dentro do “novo normal”, e o comércio vem reagindo bem desde o mês de maio; mas ainda estamos longe do período pré-pandemia. Estamos vendo o resultado como muito bom, para a realidade que enfrentamos, apesar de, em média, vendermos 15% menos do que em 2019 — complementou Murillo, acrescentando ainda ser cedo para se ter alguma noção real do quanto será arrecadado neste Dia dos Namorados, pois o grande movimento de compras é esperado para a última hora: sexta e sábado.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, a expectativa do setor é de crescimento de até 15% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2020.
Já no ramo dos restaurantes, segundo o empresário e odontólogo, Breno Romano, que também preside a Liga Gastronômica de Campos, o Dia dos Namorados é a data mais esperada do ano, “equivalente ao nosso Natal”. Apesar de não fazer previsões, ele aposta no público presencial, com menu temático, focado para casais e com preços mais atrativos; e também no delivery, com cestas prontas, contendo todas as refeições e vinhos, para quem vai curtir a sós em casa.
Falando pela Liga Gastronômica, Breno explica que não foi feita nenhuma ação coletiva entre os restaurantes, “mas todas estão preparando algum diferencial para seus clientes”. (I.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS