O mercado vem se aquecendo para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo sábado (12). As expectativas dos lojistas e proprietários de restaurantes, em Campos, é boa, levando-se em conta o “novo normal”, imposto pela Fase Amarela da retomada das atividades econômicas e sociais, devido à pandemia da Covid-19 — que já prejudicou e resultou em protestos de ambos os setores.
Dentre os mercados que tradicionalmente mais lucram com o Dia dos Namorados estão as lojas que trabalham com roupas e os restaurantes, onde vários apaixonados da planície pretendem viver uma noite romântica com a(o) parceira(o). Em ambos a expectativa é positiva, admitindo a realidade de crise econômica e sanitária pela qual passa Campos, o Rio de Janeiro e o Brasil.
Para comerciantes, como ressaltou o empresário Murillo Dieguez, o Dia dos Namorados é uma das melhores datas de vendas, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães. “A nossa esperança é que o mercado aqueça até sexta-feira (11) e que seja uma data vitoriosa para os comerciantes, que já sofreram tanto com as medidas e restrições da pandemia”, comentou.
— O movimento está começando a crescer, dentro do “novo normal”, e o comércio vem reagindo bem desde o mês de maio; mas ainda estamos longe do período pré-pandemia. Estamos vendo o resultado como muito bom, para a realidade que enfrentamos, apesar de, em média, vendermos 15% menos do que em 2019 — complementou Murillo, acrescentando ainda ser cedo para se ter alguma noção real do quanto será arrecadado neste Dia dos Namorados, pois o grande movimento de compras é esperado para a última hora: sexta e sábado.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, a expectativa do setor é de crescimento de até 15% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2020.
Já no ramo dos restaurantes, segundo o empresário e odontólogo, Breno Romano, que também preside a Liga Gastronômica de Campos, o Dia dos Namorados é a data mais esperada do ano, “equivalente ao nosso Natal”. Apesar de não fazer previsões, ele aposta no público presencial, com menu temático, focado para casais e com preços mais atrativos; e também no delivery, com cestas prontas, contendo todas as refeições e vinhos, para quem vai curtir a sós em casa.
Falando pela Liga Gastronômica, Breno explica que não foi feita nenhuma ação coletiva entre os restaurantes, “mas todas estão preparando algum diferencial para seus clientes”. (I.B.)