Arquivo Público reaberto para pesquisadores mediante agendamento
- Atualizado em 14/06/2021 10:48
Divulgação
Equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado na rodovia Sérgio Vianna Barroso, em Tócos, na Baixada Campista, retoma o atendimento a pesquisadores, a partir desta segunda-feira (14), das 9h às 11h30 e das 11h30 às 14h, exclusivamente de forma agendada. O agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (22) 98179-4405.
“Devidamente sanitizado, o Solar do Colégio seguirá todos os protocolos para o atendimento. Já adquirimos luvas, máscaras e a aventais, para os profissionais que atuam no Arquivo. Essa reabertura, inicialmente apenas para pesquisadores, é um passo importante, dentro do processo de retomada gradual do atendimento ao público, em nossos equipamentos”, destaca a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Apenas os documentos (livros, manuscritos, jornais, diários oficiais, fotos, mapas e outros) previamente solicitados por e-mail, serão disponibilizados ao pesquisador. Por isso, no e-mail de solicitação de visita ao Arquivo, o interessado deverá especificar seu foco de trabalho, facilitando o procedimento de atendimento, que será acompanhado por um dos técnicos do equipamento, durante todo o período da visita. As normas foram definidas após reuniões do diretor Administrativo e de Preservação do Patrimônio da FCJOL, Jhonathan Abrão com a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado.
“No momento da chegada ao Arquivo, o pesquisador precisará estar munido de luva e máscara, não podendo realizar a pesquisa sem esses equipamentos de proteção. A redução do horário de atendimento se faz necessária para que possamos higienizar as dependências de uso coletivo de funcionários e pesquisadores, como a Sala de Consulta, mesas, recepção e banheiros”, explica Rafaela Machado.
Cuidados com o acervo - Uma vez feita a pesquisa, a documentação utilizada pelo pesquisador, passará por uma quarentena e só poderá estar novamente disponível à pesquisa, passado um prazo de 72 horas, conforme recomendação normativa do segmento.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS