Dia de Corpus Christi em Campos terá missa e passeio em carro aberto com o Santíssimo Sacramento
02/06/2021 18:01 - Atualizado em 02/06/2021 18:02
Celebração de Corpus Christi
Celebração de Corpus Christi / Divulgação/Diocese de Campos
A exemplo de 2020, a solenidade de Corpus Christi em Campos será novamente realizada com especificidades em razão da pandemia da Covid-19. O bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, informou que a data será comemorada com santa missa nesta quinta-feira (3), às 15h, no Santuário de Adoração Eucarística, que fica na Praça Tiradentes, no Centro. Em seguida, haverá um passeio em carro aberto com o Santíssimo Sacramento, organizado pelas paróquias Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, São Benedito, Santuário Diocesano Eucarístico, Sagrado Coração de Jesus e Capelania São José.
— Cada paróquia poderá fazer o seu movimento individual, ou em movimento, mas sempre observando as regras de isolamento e distanciamento solicitados pelas autoridades sanitárias. Não haverá a confecção dos tapetes eucarísticos, exatamente para evitar aglomeração. O bispo, Dom Roberto, deixou os sacerdotes livres para a programação, que pode incluir passeios em carro aberto com o Santíssimo Sacramento — informou o coordenador de pastoral da Diocese de Campos, padre Walas Maciel.
O passeio eucarístico com o Santíssimo Sacramento passará em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio Eucarístico, à Igreja São Francisco, Paróquia São Benedito, Igreja Santa Efigênia e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, terminando na Catedral Diocesana.
A recomendação da Diocese é para que as paróquias das demais cidades que realizarem suas missas as transmitam pelas redes sociais, respeitando o limite de fieis no templo, o distanciamento social e as demais normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
São João da Barra — Em Grussaí, no município de São João da Barra, haverá três missas, com intuito de evitar aglomerações. A primeira será às 8h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, seguida por carreata até a Igreja São Sebastião, no Telê Santana, onde haverá a segunda missa, às 10h30. Lá, o Santíssimo ficará exposto até as 16h para ser adorado pelos fieis que desejarem. Depois deste horário, seguirá para a Igreja Matriz Santo Amaro, onde acontecerão a bênção solene, seguida pela missa das 17h.
Segundo o padre Marcos Paulo Pinalli da Costa, cada comunidade ornamentará a sua igreja. Na Igreja Matriz de Grussaí, haverá um altar diferenciado, lembrando a última ceia, quando foi instituído o Sacramento da Eucaristia. Serão cadeiras na frente da igreja para que seja respeitado o distanciamento entre os fieis, com número limitado para os que participarem dentro do templo. Também está prevista transmissão ao vivo  pelas redes sociais da Quase paróquia Santo Amaro, tanto no YouTube quanto no Facebook.
Significado — Para os católicos, a celebração de Corpus Christi representa a presença real de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados, simbolizando seu corpo e seu sangue.
— Em meio a tantas mortes, celebramos a vida d’Aquele que nos deu a própria vida. Disse Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo (Cf. Jo 6,51)”, comentou o padre Marcos Paulo Pinalli da Costa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS