Solenidade de Corpus Christi com missas e carreata com o Santíssimo Sacramento
02/06/2021 15:42 - Atualizado em 02/06/2021 17:38
A solenidade de Corpus Christi será celebrada, nesta quinta-feira (3), a exemplo do ano de 2020, de modo diferenciado devido à pandemia causada pelo novo covonavírus. Neste ano também nãohaverá confecção de tapetes e procissão. Para evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social, o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, divulgou que a data será comemorada com a celebração da Santa Missa. As paróquias, que integram as 17 cidades da Diocese, deverão transmitir a celebração pelas redes sociais, respeitando o limite de presença de fiéis estabelecido pelas autoridades sanitárias dos municípios.
De acordo com o coordenador de pastoral da Diocese de Campos, Pe. Walas Maciel, as paróquias Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, São Benedito, Santuário Diocesano Eucarístico, Sagrado Coração de Jesus, Capelania São José se organizaram para a realização de uma carreata com o passeio do Santíssimo Sacramento em carro aberto.
A partir das 15h, Dom Roberto preside a Santa Missa no Santuário de Adoração Eucarística, na praça Tiradentes, no Centro da cidade. Após a celebração haverá uma carreata eucarística tendo início no Santuário, em seguida vai passar em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio Eucarístico, Igreja São Francisco, Paróquia São Benedito, Igreja Santa Efigênia, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e encerrará na Catedral Diocesana.
— Cada paróquia poderá fazer o seu movimento individual, ou em movimento, mas sempre observando as regras de isolamento e distanciamento solicitados pelas autoridades sanitárias. Não haverá a confecção dos tapetes eucarísticos, exatamente para evitar aglomeração. O Bispo, Dom Roberto, deixou os sacerdotes livres para a programação que pode incluir passeios em carro aberto com o Santíssimo Sacramento — destacou Pe. Walas.
Solenidade de Corpus Christi em Grussaí
Em Grussaí, no município de São João da Barra, serão realizadas três missas para evitar aglomeração. A primeira missa será às 8h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, seguida de carreata até a Igreja São Sebastião, no Telê Santana, onde haverá a segunda missa, às 10h30, quando o Santíssimo ficará exposto até as 16h para ser adorado. Depois, seguirá em direção à Igreja Matriz Santo Amaro, onde será dada a última bênção solene, seguida da missa, às 17h.
— Com a graça de Deus celebraremos mais uma solenidade de Corpus Christi em meio à pandemia do coronavírus. No ano passado pedíamos a vacina, neste ano agradecemos a fabricação e possibilidade de várias. Nossas orações são para que os governos garantam o acesso e distribuição de forma justa. E lembramos com pesar daqueles que faleceram e das famílias enlutadas. A celebração de Corpus Christi significa a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados. Em meio a tantas mortes, celebramos a vida d’Aquele que nos deu a própria vida — ressaltou o padre Marcos Paulo Pinalli da Costa.
De acordo com o padre, cada comunidade ornamentará a igreja e, na Igreja Matriz, haverá um altar diferenciado, lembrando a última ceia, quando foi instituído o Sacramento da Eucaristia. “Iremos disponibilizar cadeiras e som na frente das igrejas, mantendo o distanciamento e seguindo todo o protocolo sanitário. Temos número limitado para participar dentro do templo e nossa preocupação é com o grande número de fiéis que virá neste feriadão por sermos região praiana. Será um desafio acolher bem os que quiserem participar e aconselhamos que nos acompanhem pelas redes sociais da quase paróquia Santo Amaro (Youtube e Facebook)”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS