Covid-19: Campos descentraliza atendimentos para 10 pontos de 10 e 24 horas
Dora Paula Paes 17/05/2021 16:09 - Atualizado em 17/05/2021 18:30
Estrutura do CCC é desmontada
Estrutura do CCC é desmontada / Rodrigo Silveira
"Garantir e ampliar atendimento 24 horas, além de testar a população" é, segundo o secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, o objetivo da descentralização do setor de triagem do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), que continua mantendo a vocação principal, que é a internação. Já nesta segunda-feira (17), a nova estrutura com 11 locais específicos, dentro do mapa territorial do município, começou os atendimentos Covid-19.
Para uma cobertura maior são cinco Centros de Referência da Covid-19, com atendimento das 7h às 17h: UBS São Sebastião, UBS da Penha, UPH de Ururaí, UBS Morro do Coco e Centro de Saúde de Guarus.
Reunião secretaria de Saúde
Reunião secretaria de Saúde / Rodrigo Silveira
— Nesses locais será realizada testagem de todos os sintomáticos e assintomáticos e atendimento médico dos pacientes, caso necessário. Serão realizados os testes de antígeno (nasofaringe) e o testes rápidos (sorológico). Ambos com resultado em 15 minutos. A realização do tipo de teste em cada paciente será avaliada pelo profissional durante a triagem, que conta com o chamamento dos dentistas do município — disse o secretário.
A população ainda continua a contar com outros seis Prontos Atendimentos de 24h: UPH de Ururaí, UPH de Travessão, UPH Santo Eduardo, UPH da Saldanha Marinho e Hospital São José. A UPH de Guarus conta com o atendimento exclusivo para as crianças. "Os atendimentos são voltados para os pacientes com sintoma de moderado a grave, com serviço de triagem e porta de entrada para pacientes que necessitem de internação", explicou.
O município ainda com sete hospitais para internação Covid-19: Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado (HFM), Santa Casa de Misericórdia de Campos (SCMC), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital São José e Hospital Dr. Beda. Todos disponibilizam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica.
O CCCC, que fazia em média 80 atendimentos por dia, fechou as portas para a triagem de novos casos Covid-19 na última segunda-feira e não mais voltou a abrir. Ainda, nesta segunda, a estrutura que abrigava a população, montada há mais de um ano pelo antigo governo, foi desmontada na rua Barão de Miracema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS