Locais para vacinação contra a Covid-19 em Campos amanhecem com movimento intenso
17/05/2021 09:00 - Atualizado em 18/05/2021 07:53
  • Vacinação contra Covid em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra Covid em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação contra Covid em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra Covid em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação contra Covid em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra Covid em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Movimento intenso ao lado do HPC

    Movimento intenso ao lado do HPC

Os locais de vacinação contra a Covid-19, em Campos, amanheceram movimentados. Nesta segunda-feira (17), a secretaria de Saúde faz a aplicação da segunda dose da CoronaVac nas pessoas que tomaram a primeira até o dia 5 de abril. O município também realiza a repescagem para as pessoas com 57 anos ou mais, com a aplicação da AstraZeneca/Oxford. A vacinação ocorre das 9h às 15h, com distribuição de senhas. Também nesta segunda-feira, algumas pessoas enfrentaram dificuldades para encontrar a vacina contra a Influenza devido a uma confusão em relação à divulgação de locais.
No prédio ao lado do Hospital Plantadores de Cana (HPC), a movimentação era intensa antes mesmo de começar o atendimento. Relatos no local davam conta de pessoas marcando lugar na fila desde às 15h de domingo (16). O mesmo aconteceu em outros pontos de vacinação, como o drive-thru do Boulevard Shopping e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde algumas pessoas chegaram a dormir na fila.
O vigilante Alexandro Pessanha, de 47 anos, foi marcar lugar para a sua mãe, Maria Lúcia Pessanha, na fila: “Isso aqui está uma demora e as pessoas estão chegando muito cedo pra marcar lugar e garantir a dose do imunizante. Isso nos faz adotar as mesmas medidas”, comentou Alexandro. Sua mãe reclamou e cobrou mais atenção da Prefeitura na organização.
Na antiga AABB, atual sede da Fundação Municipal de Esporte (FME), a fila também era grande e vários comerciantes ambulantes aproveitaram a oportunidade para fazer um trocado. Eles vendiam lanches, água, refresco e refrigerantes. Apesar do tamanho da fila no local, até mesmo os idosos, como o comerciário Jorge Martins, de 77 anos, concordavam, “aqui ainda está melhor do que muitos outros locais, como a Uenf”.
— Cheguei aqui 3h da manhã e só agora estou sendo atendido. Mas de qualquer forma, aqui está melhor do que muitos outros locais. Por exemplo, quando eu tomei a primeira dose na Uenf, por mais que estivesse de carro, foi muito pior. Eu também estou feliz, por estar acabando com essa pressão de chega ou não chega vacina ou de ficar esse tempo todo na fila esperando. Agora vamos ver como vai ficar a imunidade contra esse vírus — contou Jorge.
Já na Uenf, por volta das 10h30 desta manhã, a fila terminava um pouco depois do Hospital Veterinário, na avenida Alberto Lamego. O aposentado Alcir Nogueira, de 72 anos, foi o 22º carro na fila. Ele passou quase 24h esperando para tomar a 2ª dose do imunizante no local e relatou: "Eu e minha cunhada viemos tomar e já estamos com a validade da 1ª dose atrasada. É a terceira vez que eu venho para fila para tentar tomar a vacina. Isso é um absurdo, mas fazer o que? O jeito é vir e esperar, por mais que as minhas costas estejam me matando, para concluir essa imunização", disse o idoso.
Para a aplicação da segunda dose da CoronaVac, a secretaria de Saúde disponibilizou 10 locais no total. Quatro são para as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 31 de março, com distribuição de 300 senhas em cada ponto, e seis para quem tomou a primeira dose entre os dias 1º e 5 de abril, com distribuição de 200 senhas. A vacinação para essas pessoas também será realizada nesta terça-feira (18).
As Unidades Básica de Saúde (UBS), incluído o programa Estratégia Saúde da Família, também estarão aplicando a 2ª dose da vacina CoronaVac para profissionais de saúde e idosos a partir desta terça-feira (18), para todos aqueles que tomaram até 05 de abril.
Segundo o diretor de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro, os profissionais de saúde e idosos devem tomar a segunda dose na mesma UBS ou UBSF que fez a 1ª dose. “As pessoas devem procurar a mesma UBS onde tomou a 1ª dose para fazer a 2ª dose da CoronaVac”, explicou.
Já a aplicação da AstraZeneca/Oxford é realizada em 19 postos.
Em nota, a subsecretaria de Atenção, Vigilância e Promoção da Saúde informou que “a organização e orientação sobre o distanciamento nas filas nas Unidades Básicas de Saúde é feita pelos encarregados e pelo corpo de enfermagem. Já nos postos extramuros, como por exemplo os drives thru, é feito pelo corpo de enfermagem e serviço de apoio, como a Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal. Com relação à "venda das vagas” nas filas, quando essa prática é observada pelas equipes ou há denúncia, a Subpav aciona a Postura para as medidas cabíveis. Também informamos que na semana passada foi realizada a aplicação da 1ª dose para profissionais de saúde durante dois dias. A Subpav está aguardando o envio de novas doses, por parte do Ministério da Saúde, para fazer um novo chamamento”.
Balanço - De acordo com o último boletim, até a última sexta-feira (14) Campos registrou 150.448 pessoas vacinadas, sendo 109.691 com a primeira dose e 40.757 com a segunda.
Divulgação
Vacinação contra gripe em apenas nove locais
Os idosos, professores e profissionais de saúde que buscaram tomar a vacina contra a gripe no drive-thru do Boulevard Shopping, nesta segunda-feira, não encontraram o imunizante e tiveram que buscar outros locais. Lá eles eram informados que só havia a aplicação da segunda dose da CoronaVac, contra a Covid-19.
O imunizante chegou a ser aplicado no local até a última sexta-feira (14). A partir dessa segunda, a vacina contra a Influenza deixou de ser aplicado no drive-thru do Boulevard, que passou a ser exclusivo para vacinação contra Covid-19. Essa mudança chegou a ser divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Campos há dois dias, mas nenhuma divulgação reforçando a mudança foi feita no site oficial do Executivo.
A vacinação contra a gripe para idosos, professores e profissionais da saúde acontece em oito locais, que são: UBSF Felix Miranda, UBSF Morro do Coco, UBSF Santos Dumont, UBSF Santo Eduardo, UBSF Santo Amaro, UBSF Parque Rodoviário, UBSF Baleeira, Centro de Saúde de Guarus. Já para gestantes, puérperas e crianças, a imunização acontece na Cidade da Criança.
Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Já os profissionais de saúde e professores devem apresentar os mesmos documentos, além de comprovação do vínculo profissional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS