Lobo-guará é encontrado morto à margem da RJ 224, que liga Campos a SFI
03/05/2021 12:49 - Atualizado em 03/05/2021 14:45
Um lobo-guará foi encontrado morto, nesta segunda-feira (03), à margem da RJ 224, estrada que liga Campos a São Francisco de Itabapoana. A secretária de Meio Ambiente de SFI, Luciana Soffiati, informou que entrou em contato com a secretaria de Serviços Públicos para fazer a remoção do animal, mas o cadáver está no perímetro pertencente a Campos. O lobo-guará constantemente aparece na lista de vulnerável do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A secretária Luciana Soffiati informou que a secretaria de Meio Ambiente não faz o serviço de remoção de animais mortos, por isso a secretaria de Serviços Públicos foi acionada. Ela contou que viu o lobo-guará morto no acostamento ao passar pela rodovia estadual. "A equipe esteve próximo ao local e viu que o animal está numa área que não pertence mais a São Francisco, pertence a Campos. Está antes da usina Nova Canabrava, no sentido de quem vai de Travessão para São Francisco", informou.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos e aguarda posicionamento.
Atualmente, o lobo-guará  é classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção. Com frequência, o animal é morto a tiros em propriedades rurais. Outro risco está nas rodovias, com diversos registros de canídeos que morreram atropelados.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS