Nildo Cardoso rebate reações campistas após "laranjas" de São Fidélis
12/05/2021 10:29 - Atualizado em 12/05/2021 10:29
A decisão em primeira instância, da 35ª Zona Eleitoral, que cassou o vereador John de Efinho (Republicanos), de São Fidélis, causou rebuliço nos bastidores da política de Campos. O parlamentar fidelense foi punido por candidaturas fictícias de mulheres, também conhecidas como “fantasmas” ou “laranjas”. Entre os campistas, existem denúncias no mesmo sentido, mirando oito cadeiras na Câmara. Presidente municipal do PSL, um dos partidos denunciados, o vereador Nildo Cardoso se posicionou sobre o caso:
Nildo Cardoso
Nildo Cardoso / Divulgação
—  Eu, como presidente do PSL, quero afirmar que todas as obrigações em relação à convenção, em relação à nominata composta por mulheres, tudo foi feito dentro de todas as exigências da justiça eleitoral. Apesar de ter sido já escolhido anteriormente pelo saudoso Gil Vianna [que era deputado estadual e presidente municipal do PSL, até maio de 2020, quando morreu vítima da Covid-19]. Não foi escolha minha, não tem nenhuma mulher indicada ali por mim. Mas, o procedimento foi feito dentro das exigências. Houve a convenção com a presença de todas, temos fotos. Material de campanha, assinatura da ata da convenção por todas. É muito fácil, às vezes, a pessoa dizer que vai acontecer isso ou não vai acontecer aquilo, mas a pessoa tem acesso à defesa, de que cumprimos tudo aquilo que foi exigido
No caso de São Fidélis, três mulheres candidatas pelo Republicanos não receberam um voto sequer. O juiz entendeu que elas foram usadas para burlar a cota de gênero de 30%. John pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ainda sem perder o mandato.
Em Campos, as denúncias semelhantes miram cinco partidos, donos de oito cadeiras: Avante (Abdu Neme); DEM (Marcione da Farmácia e Rogério Matoso); PL (Bruno Pezão); PSC (Maicon Cruz e Pastor Marcos Elias); e PSL (Bruno Vianna e Nildo). Os representantes dos partidos negam irregularidades.
Desde novembro do ano passado, logo depois do pleito, tramitam na Justiça Eleitoral de Campos, 10 processos que tratam do mesmo assunto: as possíveis candidaturas femininas fantasmas. São duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) e oito Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (Aimes).
De acordo com o advogado William Machado, que defende um dos autores das denúncias, o ex-vereador Jorginho Virgílio (DC), a última decisão de destaque foi a determinação judicial para que os processos sejam julgados juntos, por conexão. 
 *Com o jornalista Matheus Berriel
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]