Reordenamento deixa trânsito confuso no trevo do Cuíca, em Atafona
01/05/2021 09:33 - Atualizado em 01/05/2021 12:38
O reordenamento do trânsito no conhecido “trevo do Cuíca”, na praia de Atafona, em São João da Barra, tem deixado os motoristas confusos. No mesmo local, uma placa sinaliza que o motorista deve virar à direita para retorno ou seguir para praias; enquanto outra indica proibição no mesmo sentido. A rotatória anterior não apresentava problemas e o tráfego seguia sem transtornos. Mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) resolveu fazer mudanças no trecho, que é o entroncamento da BR 356 com a rua Professora Carmelita de Moraes Nascife.
Se a intenção era facilitar, não deu muito certo. José Augusto Moreira, o “Cuíca”, que “batiza” o trevo, vê a intervenção como desnecessária. “O povo não está entendendo a sinalização, sem falar que tem placa que está errada. Eu até entendo o que eles tentaram fazer com essa sinalização, porque perguntei ao pessoal que veio colocar as placas. Mas já teve caminhão que tentou fazer contorno onde eles proibiram e acabou subindo no canteiro. Foi uma mudança que atrapalhou mais do que ajudou. E no verão, quando o movimento é bem maior, a situação será ainda pior se nada for feito antes”, afirmou.
A Prefeitura de São João da Barra, que acabou sendo responsabilizada indevidamente nas redes sociais, também acionou o Dnit para cobrar explicações. “Estamos em contato com o Dnit para que possamos auxiliar na nova sinalização, pois observamos algumas incoerências e a necessidade de correções”, informou o secretário de Transporte e Trânsito de SJB, Rodrigo Machado.
Ainda de acordo com a secretaria, uma visita técnica do Dnit foi realizada na última quinta-feira (28) e “algumas alterações foram realizadas em relação a placas de sinalização e a secretaria aguarda que as demais mudanças observadas sejam efetuadas. Novos contatos com o órgão federal serão mantidos na próxima semana”.
A Folha questionou o Dnit sobre os motivos das intervenções e a previsão quanto à correção dos erros da sinalização, mas não obteve resposta até a noite dessa sexta-feira (30).
A BR 356 corta São João da Barra e tem Atafona como ponto final. O trecho do entroncamento com a Carmelita de Moraes Nascife é um dos mais movimentados na área central do 2º distrito sanjoanense. O trânsito de veículos e pedestres é permanente e aumenta consideravelmente na alta temporada. 
*Publicado neste sábado (1º) na Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]