Fábio Ribeiro: Consulta pública para definir a origem de Campos
- Atualizado em 05/05/2021 09:57
Divulgação
O mundo globalizado derrubou quase todas as barreiras: comunicação, transporte, bens e serviços; tudo está, potencialmente, ao alcance de todos. De certa forma, a geografia, por si só, perece. Resiste a história. E a cultura que com a mesma se comunica. Contingentes humanos migram de seus países para outros, por questões diversas: sobrevivência, melhores oportunidades financeiras, guerras, etc. As pessoas mudam de país, mas carregam, para onde forem, sua identidade histórica. Mas qual é a origem de Campos, em que data histórica seu povo deve comemorar seu aniversário? A questão é bastante discutida e toda discussão é válida, porém a importância da questão exige uma definição. Pensando nisso, para acolher informações de autoridades no assunto, a Câmara Municipal vai criar um espaço de consulta pública para definir e oficializar, em legislação municipal, a data do aniversário de Campos.
No dia 28 de março deste ano, foi comemorado o 186º aniversário da cidade. Neste dia, em 1835, a Lei Estadual nº 6 elevou a então Vila de São Salvador dos Campos à categoria de cidade, denominada apenas Campos. Mas há fatos históricos nos mostrando que Campos, enquanto núcleo político-administrativo, é bem mais antiga. Há quem defenda que sua origem se deu em 29 de maio de 1677, quando, com o Visconde D’Asseca, a antiga freguesia foi elevada à vila, a Vila de São Salvador.
Outras correntes, como a do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, apontam 1º de janeiro como a data a ser celebrada. Isso porque, neste dia, no ano de 1653, nossa primeira Câmara Legislativa, também a primeira da região, foi empossada. Por outro lado, em nossa Casa de Leis existe a proposta de que a data histórica a ser observada como origem da cidade de Campos seja o dia 6 de agosto de 1652, dia da instalação da Freguesia de São Salvador dos Campos dos Goytacazes. O projeto de lei, assinado por mim e pelo vereador Silvinho Martins, com base em livros históricos e anais religiosos, defende que, como representação política e social, Campos nasceu com a freguesia fundada pelo general Salvador Correa de Sá e Benevides, com a organização do espaço em torno da igreja matriz, hoje a Igreja de São Francisco, localizada na Rua 13 de Maio, no Centro.
A história nos mostra que Campos foi marcada por diversas alterações administrativas e que é preciso delimitar o marco da sua formação, para que a identidade histórica do povo campista não encontre fronteiras. Então, vamos à consulta pública!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS