Vigilância Sanitária notifica Irmandade de Nossa Senhora da Penha
Folha1 13/04/2021 14:44 - Atualizado em 13/04/2021 14:55
Reprodução de vídeo
A Irmandade de Nossa Senhora da Penha foi notificada pela Vigilância Sanitária de São João da Barra, nesta terça-feira (13).Segundo nota da Prefeitura, foi descumprindo o inciso 7º do artigo 3º do decreto municipal de 10/04/21, que proíbe atividades religiosas com aglomerações, o que teria ocorrido na segunda-feira (12), durante celebração da festividade religiosa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, em Atafona.
"A celebração de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, é o evento religioso de São João da Barra que reúne o maior número de fiéis. Para a peregrinação estava previsto que a imagem seria levada em um carro, como tem acontecido nas demais celebrações católicas no município durante a vigência das medidas de combate à pandemia", diz trecho.
Ainda, de acordo com a nota, a Guarda Civil Municipal estava no local para atuar no controle do trânsito em apoio ao cortejo e foi surpreendida com a grande quantidade de fiéis que rapidamente se reuniu em frente à igreja no momento da saída, assim como durante o percurso. "A Prefeitura reforça o apelo à população que colabore com as medidas de prevenção e combate à Covid-19", conclui.
Nota da Irmandade:
A Irmandade de Nossa Senhora da Penha informa que, em primeiro lugar, defende a vida. Todas as celebrações realizadas entre 4 e 12 de abril seguiram rigidamente as regras previstas pelas autoridades sanitárias. Todas as missas foram virtuais e com a presença de fiéis no santuário dentro do estabelecido no decreto. A missa solene de ontem, às 10h, inclusive, foi em homenagem aos profissionais da saúde e às vítimas da Covid. O que acontece na área externa foge ao controle da Irmandade. Coibir a aglomeração na rua caberia, no nosso entendimento, à equipe de fiscalização do município, uma vez que toda programação foi submetida às autoridades de Saúde, em diversas reuniões. Nossa parte, dentro da igreja, e de pedir as fiéis que acompanhassem virtualmente, foi feita. Um dos maiores símbolos da fé católica sanjoanense, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada em carro aberto por grande parte das ruas da praia de Atafona e SJB justamente para evitar aglomeração. Mais uma vez rogamos a Deus, sob a intercessão de Nossa Senhora da Penha, pelo fim da pandemia e que todos possam fazer a sua parte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS