Nascido em Macaé, Bruno Fratus se classifica para a terceira Olimpíada seguida
Matheus Berriel 30/04/2021 18:27 - Atualizado em 30/04/2021 20:25
Bruno Fratus
Bruno Fratus / Reprodução/Instagram
Pela terceira edição consecutiva, o município de Macaé terá um representante nos Jogos Olímpicos. O nadador Bruno Fratus conquistou vaga em Tóquio para disputar os 50m livre masculino graças ao tempo de 21s80 feito no último dia 10, durante a etapa de Mission Viejo, na Califórnia, do TYR Pro Swim Series. Residente nos Estados Unidos, ele teve autorização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para que a participação no torneio valesse como tomada de índice olímpico, e a classificação para Tóquio foi confirmada no último sábado (24), quando nenhum atleta superou sua marca na Seletiva do Brasil, disputada no Rio de Janeiro.
— Eu tinha uma aposta com dois atletas nadando na casa dos 21 segundos, e que um atleta bateria os 21s80 e eu iria com a segunda vaga. Ainda bem que não apostei dinheiro, senão eu teria perdido (risos) — brincou Bruno Fratus em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil. — Mas, é difícil. A Seletiva única tem uma pressão a mais, ela dá uma sensação muito parecida do que você sente quando está lá na hora de um Mundial ou uma Olimpíada — comentou sobre o desempenho dos outros brasileiros na prova.
Sobre o próprio tempo feitos nos Estados Unidos, Bruno Fratus diz que foi o seu melhor desempenho possível naquele momento, devido a uma fase de adaptação nos treinos. Hoje, com a readequação preparatória, ele espera chegar mais forte na Olimpíada. Bruno é treinado por sua esposa, Michele Lenhardt, e pelo australiano Brett Hawke.
— Depois da seletiva, a gente começou a treinar mesmo no programa que eu fazia, e duas semanas depois eu estou me sentindo bem melhor, já estou treinando bem melhor, aguentando mais tempo. Meu corpo já está se moldando da forma que eu gosto ao programa de força. Então, a coisa está voltando para o lugar — comentou o atleta ao Canal Olímpico do Brasil. — Em termos de tempo, há anos eu não tenho preocupação com o tempo mais. Eu acho que, passada uma fase da carreira, você não se preocupa mais com o tempo. A prioridade é colocar a mão na parede antes, só isso — complementou.
Aos 31 anos, Bruno Fratus tem no currículo participações nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016, nadando os 50m livre em ambas as oportunidades. Em Londres, foi quarto colocado, com 21s61, a dois centésimos do medalhista de bronze César Cielo. Já no Rio, chegou em sexto na final, com 21s79. Seu melhor tempo na prova é 21s27, feito no Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, quando foi medalhista de prata. (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS