Arquivo Público identifica Acervo Cartorário com crimes que marcaram a história
- Atualizado em 27/04/2021 09:10
Divulgação
Prestes a completar 20 anos de funcionamento, no mês de maio, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado em Tócos, equipamento pertencente à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo lima (FCJOL), realiza há cinco anos um interessante trabalho de identificação de seu Acervo Cartorário. O material representa 70% da documentação por ele armazenada, com destaque para documentos crimes e cíveis, oriundos dos cartórios da região, do século XVII ao XX.
A documentação crime que está sendo identificada, faz parte do convênio do acervo proveniente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Trimestralmente, o Arquivo apresenta relatório ao TJRJ, acerca dos trabalhos na documentação e condição, inclusive, para a manutenção do convênio, já que, a cada cinco anos, estabelece-se um plano de trabalho a ser cumprido pelo Arquivo.
Para a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, o convênio entre o Arquivo e o TJRJ, mostra a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do equipamento. “Sempre destaco a importância do Arquivo Público. As equipes trabalham para identificar e restaurar documentos que são fundamentais para o entendimento da história de Campos, ao longo do tempo, em diversos aspectos, inclusive a criminalidade, como acontece no referido trabalho”, enfatiza.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS