Grupo de teatro de Campos apresenta espetáculo on-line neste fim de semana
10/04/2021 18:12 - Atualizado em 10/04/2021 19:17
Em 2020, o mundo se viu diante de enormes desafios por causa da pandemia do novo coronavírus. Vários setores precisaram pisar no freio, e com a cultura não foi diferente. Para os artistas, foi preciso se reinventar para continuar produzindo. Foi o que fez a Cia de Arte Persona, que há mais de 20 anos produz espetáculos teatrais e forma atores em Campos. Neste fim de semana (10 e 11), das 20h às 22h, o público poderá conferir on-line o espetáculo “Nada Acabou”, fruto de aulas e encontros que ocorridos no ano passado. Trata-se de um sarau, que será apresentado gratuitamente pelo Youtube. É necessário garantir o "ingresso virtual" pela plataforma Sympla, com a opção de contribuir com diversos valores para a manutenção da companhia.
— Assim que começou o isolamento, paramos com todas as atividades da companhia, e o serviço de secretaria passou a ser feito remotamente. A princípio, avaliamos que não teria como realizar as aulas de forma remota. Aos poucos começamos a perceber que a quarentena poderia não ser tão breve quanto imaginávamos. Foi o ponto de partida para começarmos com as aulas. Não sabíamos ao certo como fazer, mas logo fomos descobrindo caminhos para as aulas, que têm sido um sucesso incrível, tanto com os jovens e adultos, quanto com as crianças — disse a diretora da Persona, Tânia Pessanha. — Nossa equipe é muito unida, e fazemos reuniões semanais para acertar os conteúdos e os métodos. Com muita alegria, podemos dizer que estamos vencendo a distância — completou.
Na opinião de Tânia, a busca pela continuidade da produção de arte, mesmo em tempo de pandemia, representa sobrevivência física, intelectual, psicológica e espiritual.
— O artista vive conectado com sua arte em tempo integral, o que torna a produção artística praticamente inevitável. Ele sabe, melhor do que ninguém, o quanto o mundo precisa da arte. Principalmente num momento de tanta infelicidade como o que estamos vivendo. A provação que estamos passando é grande. Precisamos nos fortalecer. E a arte tem um poder imenso no fortalecimento dos nossos sentimentos, da nossa capacidade de enfrentamento das alegrias e adversidades. Sabemos que a arte é imprescindível na formação de todos os povos. Que, pela emoção, atinge-se compreensões que a razão não alcança. E para nós, artistas, não produzir arte, em especial num período de tanta dor, seria a morte. Por isso continuamos a produzir: pelo outro, que precisa de nós, e, fundamentalmente, por nós mesmos. Para respirar — enfatizou.
Serviço:
Espetáculo “Nada acabou”
Dias 10 (sábado) e 11 (domingo) de abril, das 20h às 22hs
No Youtube
Ingressos pela plataforma Sympla
Mais informações pelas redes sociais da Persona @ciapersona

ÚLTIMAS NOTÍCIAS