Nélio Artiles: Uma conversa sobre vacina Covid
- Atualizado em 29/04/2021 22:21
São muitas perguntas diariamente sobre vacinação na Covid. Vou transcrever algumas destas questões através do meu diálogo com d. Maria.
D. Maria: Qual a melhor vacina contra a Covid?
Eu: Neste momento de pandemia contra uma doença potencialmente letal, todas as vacinas são bem-vindas. No Brasil temos a Coronavac e a Oxford/AstraZeneca, que são vacinas seguras e com pouquíssimos efeitos colaterais e com boa proteção para formas leves e graves da doença. Destaco que nenhuma delas terá 100% de eficácia.
D. Maria: Quanto tempo depois de ter Covid posso me vacinar?
Eu: A recomendação é vacinar após 30 dias a partir dos primeiros sintomas
D. Maria: Ouvi falar que as vacinas contra Influenza, tríplice viral e BCG também protegem contra a Covid. É verdade?
Eu: Ainda não há uma evidência científica de que estas vacinas ofereçam alguma proteção. Sabe-se que o estímulo imunológico pode de certa forma facilitar futuras respostas imunes. As três vacinas estão em vários ensaios científicos neste sentido, inclusive no Brasil.
D. Maria: As vacinas usadas no Brasil têm boa ação contra as variantes que estão circulando aqui?
Eu: Não houve nenhuma evidência de redução na resposta vacinal, por enquanto.
D. Maria: Posso começar com a vacina de um fabricante e passar para outra de outro fabricante?
Eu: Não houve nenhum estudo científico que demonstrasse a manutenção da eficácia fazendo esta intercambialidade de vacinas, assim como não se sabe se haverá algum aumento na toxicidade.
D. Maria: Posso tomar a vacina de Influenza (gripe) junto com a vacina de Covid?
Eu: Neste caso específico recomenda-se priorizar a vacina de Covid e, após 14 dias, fazer a vacina da Influenza. Outras vacinas (sem ser da Covid) rotineiramente podem ser administradas no mesmo dia.
D. Maria: Se eu tomar Ivermectina ou Zinco ou vitamina C, isso vai me proteger como uma vacina?
Eu: Hoje há diversas evidências que esses medicamentos não funcionam e podem causar algum mal ao organismo. A vacina é a principal forma de prevenção, além da máscara e da não aglomeração.
D. Maria: Depois de vacinada eu preciso fazer algum exame para saber se estou protegida?
Eu: A recomendação é não fazer exames de sorologia após a vacinação, pois a presença ou ausência de anticorpos do tipo neutralizantes não definem o grau de imunização da vacina.
D. Maria: Após a primeira dose de uma das vacinas já estou protegida ou só depois do reforço? E quanto tempo depois?
Eu: Leva em geral de duas a três semanas para o organismo produzir os anticorpos necessários para uma proteção. Porém, os estudos demonstraram que há sempre a necessidade das duas doses para uma proteção efetiva, com as vacinas que temos no Brasil.
D. Maria: Mesmo vacinada posso pegar a Covid? E ficar grave?
Eu: Infelizmente sim, mas felizmente isto é raro. O efeito da vacina não é de 100%, porém oferece uma ótima proteção contra infecções leves e graves. Por isso, mesmo vacinada, os cuidados devem continuar.
D. Maria: Tenho ouvido falar de efeitos colaterais graves dessas vacinas, como tromboses. Tenho que ter algum medo ou receio de tomá-las?
Eu: Não há o que temer. É um evento muito raro. É bem mais frequente sofrer tromboses ou outros acidentes vasculares com a própria Covid, ou pelo tabagismo ou uso de anticoncepcionais, do que se vacinar.
D. Maria: Obrigada, doutor.
Eu: Por nada, D. Maria. Continue se protegendo e respeitando as recomendações de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, mesmo vacinada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS