GNA é premiada no Destaque GPTW - Energia 2020
- Atualizado em 24/02/2021 11:44
Parque termelétrico do Porto do Açu
Parque termelétrico do Porto do Açu / Divulgação
A Gás Natural Açu (GNA), joint venture formada pela Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil, foi reconhecida como Destaque GPTW - Energia 2020, segundo a pesquisa do Great Place to Work® Brasil. A GNA foi uma das premiadas na categoria Geração, Distribuição e Transmissão. Essa é a 1ª edição do Prêmio Destaque Energia 2020, que reconhece as empresas do setor com a melhor gestão de clima. Foram 41 empresas inscritas, representando mais de 43 mil funcionários em todo o Brasil.
A head de RH da GNA, Angela Serpa, comemorou a conquista: “Estamos honrados em receber esse reconhecimento, pois, mesmo durante a pandemia, implementamos uma série de ações para manter toda equipe motivada e garantir a saúde e a segurança de nosso time”, comentou Angela.
Desde o início da pandemia da Covid-19, a GNA não mediu esforços para manter a saúde e segurança dos seus colaboradores e terceirizados. A empresa contratou a consultoria do Hospital Albert Einstein para validar o Plano de Retomada, o Plano de Contingência e os Protocolos de Saúde e Segurança adotados nas obras do Parque Termelétrico, em São João da Barra, no interior do Rio, e no escritório localizado na capital fluminense. A empresa também implantou rigorosos protocolos de saúde e segurança nas suas atividades, incluindo testagem dos trabalhadores, reforço da higienização dos espaços comuns, medição de temperatura diariamente, obrigatoriedade de uso de máscaras, reorganização dos espaços coletivos para garantir o distanciamento social, entre outros.
Visando manter a saúde mental e o bem-estar dos colaborares, a GNA também realizou uma série de ações no período de home office. A empresa passou a oferecer um Programa de Apoio Pessoal, que disponibiliza orientação psicológica, financeira e jurídica, de forma 100% gratuita, além de Canais de Atendimento Médico em caso de suspeita de Covid-19. Também permitiu que os colaboradores levassem para casa materiais de escritório necessários para desempenhar seus trabalhos e realizou a troca dos valores entre o vale-refeição e o vale-alimentação. A empresa ofereceu ainda testagem de COVID-19 em casos suspeitos, mesmo em home office, bem como vacina em domicílio da gripe e triple viral (sarampo, caxumba e rubéola) para colaboradores e seus dependentes no plano de saúde.
“Além do excelente ambiente de trabalho, a imparcialidade de tratamento dos colaboradores, independente do gênero, raça, idade ou orientação sexual foi outro ponto de destaque na pesquisa, assim como o trabalho junto à comunidade local, que foi elogiado por todos, como motivo de orgulho por pertencer à GNA”, completou Angela.
Equidade de Gênero
A empresa, desde seu início, também desenvolve ações para promover a equidade de gênero. Seu quadro de funcionários é composto por 47% mulheres e 53% homens, sendo que 28% do time feminino está em cargos de liderança, e este mesmo percentual representa as mulheres presentes no board da companhia. A empresa também lançou um Programa de Qualificação Profissional e incentivou a participação de mulheres. “O resultado foi a formação de uma turma feminina de Soldas, que após a conclusão do curso, foi contratada para trabalhar nas obras da GNA. Tivemos, ao longo do projeto, mais de 600 mulheres trabalhando nos nossos empreendimentos e a expectativa é termos ainda mais em GNA II (segunda térmica da companhia, cujas obras serão iniciadas este ano)”, afirmou Serpa ressaltando ainda que o Programa de Combate à Violência de Gênero, implementado pela empresa, foi reconhecido como case de referência pelo IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo Banco Mundial. De acordo com a instituição, três elementos-chave adotados pela GNA foram essenciais para o reconhecimento: a criação de um Código de Conduta, que não tolera qualquer tipo de ato de violência, ameaça, discriminação de gênero ou assédio, seja no ambiente de trabalho ou fora dele; um robusto mecanismo de reclamações anônimo e seguro para os trabalhadores; e a estruturação de um sistema de gestão contra violência e assédio.
Sobre a GNA
A GNA está construindo em São João da Barra, no interior do Rio de Janeiro, o maior Parque Termelétrico a gás da América Latina. O projeto compreende na implantação de duas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada. Juntas, elas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia. O investimento total no projeto é de cerca de R$ 10 bilhões.
A UTE GNA I, usina de 1.338 MW de capacidade instalada, vai entrar em operação comercial ainda neste semestre. As obras da UTE GNA II, de 1.672 MW de capacidade instalada, serão iniciadas ainda esse ano. O parque Termelétrico da GNA vai contribuir para a segurança energética, a diversificação na matriz energética brasileira, bem como o desenvolvimento econômico no Rio de Janeiro.
Expansão
A GNA possui, ainda, licença ambiental para mais que dobrar a capacidade instalada de seu parque termelétrico, podendo chegar a 6,4 GW, o que permitirá o desenvolvimento de novos projetos termelétricos no Açu. Somado a isso, a localização estratégica do Porto do Açu, próximo aos campos produtores do pré-sal, ao circuito de transmissão de energia de 500 kV recém licitados e à malha de gasodutos, possibilitará a criação de um Hub de Gás e Energia para recebimento, processamento e transporte do gás associado, bem como exportação de grandes blocos de energia, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da região norte fluminense, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS