Construção de ferrovia de acesso ao Porto desafogaria trânsito na Campos-Atafona
19/01/2021 06:49 - Atualizado em 19/01/2021 08:13
A BR-356, de pista única, no trecho que liga Campos a São João da Barra, com finalização em Atafona, registra, dia e noite, por conta do acesso ao Porto do Açu, um trânsito intenso de caminhões pesados, o que a tornou extremamente perigosa.
Daí a torcida para que o governo federal decida pelo Estado do Rio de Janeiro, e não pelo Espírito Santo, a construção da estrada de ferro Rio-Vitória (EF-118).
Para o RJ, o importante é que o governo leve em conta o fato de que o maior potencial de desenvolvimento regional seja pelo Porto do Açu, uma vez que em Ubu, no Espirito Santo, a principal riqueza já é transportada por mineroduto.
Antigo pleito da Firjan, a EF-118 é considerada fundamental para elevar a competitividade do Complexo do Açu e promover o desenvolvimento da região Norte do RJ.
A ferrovia Vitória-Rio (EF-118) vai interligar os sistemas portuários entre os estados do Sudeste, reduzindo o custo de movimentação de cargas no Estado do Rio de Janeiro.
A EF-118 terá 557 km de extensão, ligando Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a Vila Velha, no Espírito Santo, passando por Itaboraí e o Açu, em SJB.
Ao todo, vai interligar 25 municípios, sendo 15 do RJ.

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    Saulo Pessanha

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