Prazo Para Críticas aos Novos Governos Municipais
14/01/2021 10:04 - Atualizado em 14/01/2021 10:07
BNB EXCLUSIVO
A lua de mel com o eleitor costuma durar do dia da eleição até o da posse. Depois, salvem-se todos ou danem-se, porém há um acordo tácito variável de cidade para cidade, de que um tempo é necessário para que novos governos se adaptem e se organizem para enfrentarem os dilemas e problemas, dos quais eles sabiam, teriam como rotina. Não há desculpas para surpresas, quando buracos em ruas e buracos em orçamentos são de conhecimento público.
Ninguém os obrigou a se candidatarem, logo, culpar o antecessor é desculpa que não cola mais, embora ainda muito usada.
Então 6 meses seria um bom tempo para deixar o governante mostrar serviço de acordo com alguns setores de oposição, mas muito longo para impacientes eleitores.
Acrescente nesta panela fervente os que acreditaram em promessas de que seriam secretários, assessores, chefes, diretores e outros fatores, mas não serão.
Raivosos são os primeiros a atirarem para todos os lados.
Em se tratando de serviços de saúde e estruturais, não há razões para esperar. Eles atingem a todos diariamente e cabe aos administradores justificarem imediatamente para o que foram eleitos.
Projetos e programas podem até aguardar pela maturação e efetivação, mas quem sente dores e quem vê o esgoto de sua rua entupido não aguenta prazos.
Cabe a imprensa direcionar as demandas, sem o uso ultimamente comum de revanchismos de quem esperou por um cargo, ás vezes até sem pedir, mas prometido como moeda de troco e que não veio nem virá.
Todavia, embora a mídia profissional ainda seja um bom farol, as redes sociais são autônomas e insaciáveis, nelas não existem regras e cada um de seus usuários, com linha editorial própria e definida ao sabor dos ventos do humor, tem o enorme poder de criticar, incomodar, perturbar e estressar, ainda que exagere, mas sempre dentro do direito da livre manifestação de pensamento e expressão de ideias.
Os governos- e também as câmaras municipais- devem jogar de dentro das novas regras de um jogo que muda todos os dias, mas no qual a honestidade e a transparência são fundamentais.
Não há mais prazo adequado, senhoras e senhores, vereadores, vereadoras, prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias. O relógio não para. Justifiquem suas funções e seus salários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]