Nome de Fábio Ribeiro ganha força na disputa à presidência da Câmara de Campos
01/12/2020 17:50 - Atualizado em 01/12/2020 19:11
Fábio Ribeiro é o mais cotado para presidir a Câmara
Fábio Ribeiro é o mais cotado para presidir a Câmara
As articulações para a presidência da Câmara de Campos estão movimentadas. E ganha cada vez mais força o nome do vereador eleito Fábio Ribeiro (PSD). Ele é do mesmo partido do prefeito que venceu a eleição, Wladimir Garotinho, e que tem a maior bancada da Casa, com quatro parlamentares. Apesar de despontar, o ex-secretário de Administração, no governo Rosinha Garotinho (Pros), ainda não tem pista livre para chegar ao comando do Legislativo campista.
Fábio Ribeiro chegou a ser cotado como possível candidato a prefeito do grupo garotista na pré-campanha. Seria o nome de consenso, na busca de um acordo que tentou ser costurado nos bastidores, inclusive entre políticos de sobrenomes historicamente adversários no município, como os Garotinho e os Bacellar. Como todo mundo já sabe, isso não prosperou. Nas urnas, Fábio buscou uma cadeira de vereador e foi eleito pela segunda vez.
Wladimir venceu a eleição a prefeito, mas ainda aguarda a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a definição do registro do seu candidato a vice, Frederico Paes (MDB), que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por não ter se desincompatibilizado dentro do prazo da direção do Hospital dos Plantadores de Cana. A ação foi movida pela coligação apoiada pelos Bacellar.
Existia a expectativa de Fábio, assim como no governo Rosinha, deixasse o mandato para assumir uma secretaria. Essa tese cada vez mais perde força. Ele é aliado de longa data dos Garotinho e seria um nome de confiança do grupo caso ainda haja alguma instabilidade no TSE em relação ao resultado das urnas de Campos. Cabe destacar que, se o TSE não julgar o registro da chapa antes da posse, quem assume o comando do município é o presidente do Legislativo.
Fora a questão da confiança do grupo, tem pesado a favor de Fábio a experiência administrativa. Com a renovação de 80% da Casa, são muitos os vereadores de primeiro mandato, inclusive boa parte dos eleitos no grupo de Wladimir. Além disso, Fábio é visto pelo grupo como um nome capaz de pacificar  relações, o que também é visto como positivo. Pessoas próximas ao prefeito eleito não acreditam que haja outro caminho a ser construído, já que a bancada governista começa a próxima legislatura com um grande número de aliados. Confirmação mesmo, porém, só em 1º de janeiro.
Corrida — O vereador reeleito Igor Pereira (SD), em entrevista ao Folha no Ar no dia 17 de novembro, revelou que também está no páreo. Mais votado no pleito deste ano, o vereador reeleito Abdu Neme (Avante), também em entrevista ao Folha no Ar, em 20 de novembro, deixou no ar que muita coisa ainda podia acontecer. Além da presidência, outros cargos importantes na mesa-diretora estão sendo debatidos. No dia seguinte ao 1º turno das eleições, o vereador reeleito Fred Machado (Cidadania), atual presidente da Casa, disse, no Folha no Ar de 16 de novembro, que não almejava seguir na presidência, mas não descartava a possibilidade de fazer parte da mesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]