Vereador Ronaldo da Saúde, de SJB, é preso por suspeita de peculato
30/10/2020 18:44 - Atualizado em 30/10/2020 22:51
Ronaldo da Saúde
Ronaldo da Saúde
O vereador de São João da Barra Ronaldo da Saúde (Cidadania) foi preso, nesta sexta-feira (30), em uma operação do Ministério Público estadual (MP), por suspeita da prática de peculato.
Ronaldo está em seu segundo mandato no Legislativo, é candidato à reeleição e compõe a base da prefeita Carla Machado (PP) na Câmara.
O parlamentar chegou a resistir à prisão e também foi detido por desacato, sendo encaminhado à 145ª Delegacia de SJB.
De acordo com a denúncia do MP, Ronaldo é acusado oficialmente do crime de peculato, praticado 46 vezes.  Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na Câmara e no endereço residencial. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Criminal dentro da operação denominada Casa Assombrada.
Ainda segundo a denúncia, o vereador desviou recursos públicos em proveito próprio, desde janeiro de 2017 até os dias atuais, por meio da remuneração que seria destinada para Neide Maria Azevedo Barreiro, nomeada como assessora legislativa em seu gabinete. A investigação comprovou que Neide não exerce qualquer função pública, mas trabalha exclusivamente como empregada doméstica na casa do próprio denunciado.
A investigação também concluiu, por meio de documentos e depoimentos de testemunhas, que a doméstica é "funcionária-fantasma" do gabinete há quase quatro anos, cuja remuneração do cargo é de R$ 3.712,19. O valor total do montante é de R$ 170.760,74 de dano provocado ao erário, desviados em proveito próprio por Ronaldo, de acordo com a denúncia. Ainda segundo os investigadores, não há provas até o momento de que ela tinha ciência de que seus dados pessoais foram utilizados para constituir um falso vínculo de trabalho.
Além das medidas cautelares, o MP também requereu a suspensão do exercício de função pública do vereador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]