Siprosep segue acampado em frente à Prefeitura de Campos
Daniela Abreu 12/08/2020 11:02 - Atualizado em 12/08/2020 12:30
  • Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

    Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

    Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

    Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

    Protesto em frente à Prefeitura (Fotos: Genilson Pessanha)

Representantes do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep) permanecem acampados em frente ao centro administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos. Eles cobram o pagamento de julho dos aposentados e pensionais, que estão sem previsão de receber. Esta quarta-feira (12) é o segundo dia de acampamento, em forma de protesto. Segundo o sindicato, representantes da Prefeitura iriam recebê-los nessa terça-feira, mas isso não teria acontecido. No mês passado, foram pagos 75% no quinto dia útil e o restante no dia 15, depois de manifestação em frente ao executivo do município. Em nota, a Prefeitura ressaltou a falta de repasse da Participação Especial dos royalties como mais um desafio econômico, mas não definiu data para pagamento dos aposentados e pensionistas.
Ainda de acordo com os diretores do Siprosep, a data do pagamento do benefício era dividida em três, de acordo com a matrícula. Assim que assumiu, o governo atual juntou todos os pagamentos para o último dia útil do mês a ser pago. Em outubro do ano passado, o prefeito passou todos os pagamentos para o quinto dia útil. Com o atraso no mês passado, a crise na queda dos royalties e o déficit do Previcampos, que gerou uma CPI que apontou 11 crimes e operações duvidosas no governo passado, os aposentados e pensionistas temem pelo futuro.
— Nós estamos aqui, porque eu, como conselheira da Previcampos, sei da insuficiência que ocorre lá. Hoje, na Previcampos nós temos uma receita menor do que a Folha de pagamento. Então, a Lei 9717 garante que em caso de insuficiência financeira na previdência, a prefeitura tenha obrigação de fazer o pagamento e por isso nós viemos para cá. Nosso objetivo aqui é uma data oficial para o pagamento dos pensionistas e aposentados, mediante a lei que obriga a fazer o pagamento — disse Elaine Leão, funcionária da Saúde, no Hospital Geral de Guarus (HGG), e presidente do Siprosep.
Em nota, a Prefeitura informou o seguinte: "Pela primeira vez na história do município, desde que começou a ser paga (no ano de 2000), a Prefeitura de Campos não receberá participação especial neste mês de agosto. O que representa mais uma prova de que o município vem sofrendo sucessivas e gradativas quedas de receita ao longo dos últimos anos, agravada ainda mais pela pandemia. O município já acumula perdas que chegam a R$184,2 milhões -em royalties e PEs até o momento- se comparado com o mesmo período de 2019. Mesmo em meio a esta realidade, a Prefeitura de Campos tem unido todos os esforços para efetuar os pagamentos aos servidores, inclusive o pagamento dos aposentados e pensionistas. Até outubro, a folha do Previcampos podia ser paga, também, com o fundo de reserva. Porém, por irregularidades no governo anterior, o TCE proibiu. A Prefeitura tenta na Justiça esta liberação".
A Prefeitura informou ainda que, através do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (PreviCampos), representantes dos aposentados e pensionistas foram recebidos, quando receberam todos os esclarecimentos solicitados. "Diante da grave crise financeira do Município, a Prefeitura aguarda entrada de recursos para realizar a transferência ao PreviCampos. A despeito de todo descalabro realizado pela gestão anterior, entre eles repasses irregulares e aplicações em fundos de investimento investigados pela Polícia Federal, e relatados, recentemente, pela CPI do PreviCampos, a atual gestão segue em seu compromisso de respeito e valorização do servidor público, seja da ativa ou não. Com relação aos servidores da ativa, nesta terça-feira (11), puderam ser pagos os profissionais da Saúde e Educação e, na sexta-feira (14), serão pagos os servidores das demais pastas", concluiu a nota.
O acampamento do Siprosep começou nessa terça-feira (11). O sindicato afirma que os manifestantes somente sairão do local quando o município divulgar uma data oficial para pagamento. Em seu perfil no Facebook, o Siprosep divulgou, ainda, uma nota de repúdio pelos constantes atrasos nos pagamentos dos salários dos servidores públicos municipais de Campos e, principalmente, devido a atrasos nos pagamentos dos benefícios dos servidores aposentados e pensionistas.
Outro - Ainda nesta quarta-feira, o movimento Resista Campos também realizou um ato em frente à sede do Executivo e se juntou ao protesto do Siprosep. O movimento questiona a falta de informação sobre a verba destinada ao município para o combate ao coronavírus. Segundo os manifestantes, nesta quarta a Prefeitura teria recebido a 3ª parcela da verba, no valor de R$ 11 milhões. "Esse recurso deveria ser gasto na política de saúde e assistência, dando prioridade para as demandas criadas pela pandemia. Mas, até agora, não sabemos como esse dinheiro foi aplicado, nem quando veio", destacou o movimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS