Concessionária Enel é autuada por descumprir decreto municipal
05/08/2020 14:26 - Atualizado em 05/08/2020 19:17
Genilson Pessanha
Fiscais do Procon e da Postura estiveram na agência da Enel, que fica na rua Alvarenga Filho, no Centro de Campos, na manhã desta quarta-feira (5), por conta de aglomeração nas filas e denúncia de mau atendimento. Pessoas que aguardavam atendimento, muitos idosos que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, se arriscavam na fila e não respeitavam o distanciamento. O atendimento presencial de clientes foi retomado na última segunda-feira (3), após ser suspenso em março, desde o início da pandemia do novo coronavírus. No entanto, a Prefeitura afirmou que o estabelecimento ainda não tem permissão para fazer atendimento presencial, o que levou à autuação da Enel por descumprimento do decreto municipal.
Por volta das 12h30, a dona de casa Maria do Rosário, de 42 anos, estava na fila com a filha, de 9 anos, em busca de atendimento e se queixou da falta de organização por parte dos funcionários da agência. “Cheguei aqui por volta das 8h30 e não sei que horas saio daqui hoje. É um risco que a gente corre, mas não tem jeito, as contas não esperam. Ainda mais agora que anunciaram que vão poder cortar a luz se não pagar a conta. Acho que os funcionários deveriam pelo menos organizar melhor a fila garantindo o distanciamento do povo, como tem acontecido nas agências bancárias”, opinou.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que a ação de fiscais do Procon e da superintendência de Postura foi realizada após denúncias. Segundo o município, o estabelecimento foi denunciado por aglomeração de pessoas na parte externa, aguardando atendimento.
— Na verdade, a concessionária não está, até o momento, autorizada a funcionar com atendimento presencial, conforme estipulado no decreto municipal 118/2020. O estabelecimento somente poderá retomar com o atendimento na fase verde — explicou o superintendente do Procon Campos, Douglas Leonard.
Por esse motivo, a Enel Concessionária de Energia Elétrica foi autuada por descumprimento ao decreto municipal e o atendimento no local foi encerrado imediatamente.
Em nota, a Enel informou que “todos os serviços realizados nas lojas de atendimento da companhia continuam disponíveis nos canais digitais da distribuidora – site: www.enel.com.br, aplicativo Enel (disponível para iOs e Android), Whatsapp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Atendimento (0800 28 00 120)”.
A concessionária informou, ainda, que as lojas de atendimento da companhia foram reabertas nessa segunda-feira (3) e funcionarão de segunda a sexta-feira, nos horários de atendimento de cada unidade, em linha com a flexibilização do isolamento social recomendada pelas autoridades locais. “Todos os protocolos de higiene estão sendo seguidos, como o distanciamento entre os atendentes, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel e as marcações para distanciamento dos clientes”.
A Enel recomenda aos clientes que procurem as lojas de atendimento apenas nos casos em que realmente for necessário, garantindo dessa forma os requisitos de distanciamento social determinados pelos governos municipais e estadual.
Corte - O corte da energia dos inadimplentes estava suspenso desde o dia 24 de março, por determinação da Aneel. Segundo a Agência, essa medida teve seu prazo encerrado no dia 1º de agosto e o corte só poderá ser feito desde que os consumidores sejam avisados.
Ainda de acordo com a Aneel, enquanto durar o estado de emergência da pandemia, continua proibido o corte para alguns grupos de consumidores. Conforme o Decreto Legislativo nº 6/2020, esse prazo atualmente vai até o final de 2020. Neste grupo estão consumidores de baixa renda; unidades onde more pessoa que dependa de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida; unidades que deixaram de receber a fatura impressa sem autorização do consumidor, além daquelas cobradas em locais sem postos de arrecadação em funcionamento como bancos e lotéricas, por exemplo, ou nos quais a circulação de pessoas seja restringida por ato do poder público.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS