Sete cidades do Norte Fluminense tiveram aceleração da pandemia na última semana
03/08/2020 07:54 - Atualizado em 03/08/2020 17:48
Laboratório no Rio de Janeiro
Laboratório no Rio de Janeiro / Divulgação
Sete das nove cidades do Norte Fluminense registraram aceleração da pandemia na última semana, entre 26 de julho e o sábado (1º). De acordo com levantamento do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense com base nos dados divulgados pelas próprias prefeituras, Campos, Macaé, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Cardoso Moreira registraram aumentos significativos no número de infectados, enquanto São João da Barra e São Fidélis mantiveram estabilidade. Nenhum município apresentou desaceleração no mesmo período.
Para este levantamento, o Painel utiliza como critério para aceleração da pandemia os municípios que tiveram mais de dez casos em uma semana. As cidades que registraram uma redução superior dez casos estão classificados em desaceleração, enquanto as que ficaram no meio termo estão em estabilidade.
A cidade da região que apresentou a maior aceleração foi Cardoso Moreira. O município passou de 12 novos casos confirmados na semana anterior, entre 19 e 25 de julho, para 39 pacientes diagnosticados. O crescimento foi de 225% em apenas sete dias.
Na sequência, ainda aparecem Carapebus e Quissamã com altas de 160% e 138,5%, respectivamente. A primeira cidade passou de 10 para 26 novos infectados, enquanto na segunda, o índice de casos confirmados saltou de 13 para 31 no mesmo período.
São Francisco de Itabapoana também registrou um aumento preocupante de novos casos de Covid-19. De 29 pacientes diagnosticados entre os dias 19 e 25 de julho, o município confirmou 44 na última semana, com crescimento de 51,7%.
Em Macaé, que tem realizado testagem em massa da população, o índice de novos infectados pelo coronavírus saltou de 516 para 682 entre 26 de julho e 1º de agosto. O número representa um salto de 32,2%. Depois de atingir a marca de 296 registros entre 12 e 18 de julho, o aumento é de 404,8% na comparação com duas semanas atrás.
Após passar pelo pico da pandemia até o momento, com 58 casos confirmados entre 05 e 11 de julho, os números de Conceição de Macabu vinham em queda, passando para 48 e 42 nos 15 dias seguintes. No entanto, a cidade voltou a registrar um aumento considerável de novos infectados e atingiu a marca de 55 na última semana. A aceleração acumulada foi de 30,9%.
Fechando o grupo dos municípios com aumento na quantidade de pacientes com Covid-19, Campos teve a terceira semana em sequência de alta, com 318 casos confirmados. O aumento foi de 23,7% em relação aos sete dias anteriores. O índice ultrapassou a barreira das três centenas apenas pela terceira vez desde o início da pandemia. As outras aconteceram entre 07 e 13 de junho, com 316 casos, e entre 28 de junho e 04 de julho, com 340.
Estabilidade
São João da Barra e São Fidélis foram as únicas cidades que apresentaram estabilidade nos índices semanais de novos pacientes. Enquanto na Cidade Poema o número se manteve praticamente o mesmo, passando de 87 para 85, os indicadores do município litorâneo não foram animadores.
Isso porque São João ficou na classificação de estabilidade no limite do critério adotado pelo Painel, uma vez que houve uma variação de dez novos casos de Covid-19 entre uma semana e outra. De 76 casos confirmados, a cidade passou para 86 na última semana e bateu seu recorde negativo no período de sete dias.
Fonte: Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS