Sindipetro-NF diz que P-50 contabiliza 13 infectados por Covid-19
03/08/2020 21:30 - Atualizado em 03/08/2020 21:52
P-50
P-50 / Divulgação
Pelo menos 13 trabalhadores da plataforma P-50, na Bacia de Campos, testaram positivo para Covid-19 desde a última quinta-feira (30), segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF).
Ainda de acordo com a entidade, foram 30 desembarques no período e oito petroleiros da Petrobras apresentaram sintomas da doença, assim como um número não identificado de terceirizados.
Desde o início da pandemia, segundo o Ministério de Minas e Energia, 1.755 funcionários da Petrobras foram diagnosticados com coronavírus e outras três morreram. No entanto, não há divulgação dos dados detalhados, como, por exemplo, a quantidade de infectados na Bacia de Campos.
Em nota, o Sindipetro-NF classificou a situação como grave. “Para o NF, mesmo que seja necessário parar a produção, não é aceitável que petroleiros sejam embarcados para ser contaminados a bordo — aonde estão trabalhadores sem testar e outros que fizeram o teste mas ainda não sabem o resultado”.
Já a Petrobras informou que não divulga os dados por questão de sigilo. “Reforçamos todas as medidas já adotadas pela companhia no combate à Covid-19 e informamos que a companhia não confirma casos por conta do sigilo médico”, diz a estatal em nota, completando:
“A Petrobras tem compromisso com o cuidado e a proteção dos colaboradores, incluindo seus familiares e pessoas próximas. Por isso a Petrobras não vai informar quando algum colaborador tiver confirmação ou complicações decorrentes da Covid-19. A companhia entende que, em linha com nosso valor de respeito às pessoas, a garantia da privacidade e do sigilo se sobrepõe nessas situações. Informações individuais dos colaboradores devem ficar restritas aos profissionais de saúde, resguardando inclusive o sigilo médico”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS