Nélio Artiles: Não ao sim
- Atualizado em 12/08/2020 16:44
Infectologista Nélio Artiles
Infectologista Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
Ser livre é ter a possibilidade de dizer não. As pessoas costumam ser escravas de tudo que as rodeiam e que tendem a ditar regras. Alguns padrões passam a ser postos como se fossem modelos de posturas e comportamentos, às vezes justificados pelo estético ou pela simples aparência. É preciso aprender a dizer não de uma forma natural e espontânea, sem que isto possa ferir o outro e principalmente a si mesmo.
Porém, é preciso rejeitar principalmente ao que parece fácil, prazeroso em primeiro plano, mas maléfico em seu significado e consequências. Negar um cheiro e um gosto espetacular ou um desejo quase incontrolável de se empanturrar de carboidratos, entre pães, bolos e doces diariamente, por exemplo, não é fácil. Porém, entender que este rápido prazer poderá trazer sequelas nutricionais como sobrepeso, a possibilidade de diabetes e acúmulo de gorduras no corpo e nas vísceras, deve ser o motivo de não se escravizar pelo sabor e momentâneo bem-estar.
Dizer não ao corpo que pede com todo seu empenho e paixão para se resguardar em um sofá ou cama, após um merecido banho, depois de uma longa jornada de trabalho, pode ser uma forma de se libertar da tirania do prazer. Continuar negando o estresse que atormenta a alma e o corpo, modificando as reações menos emocionais e mais sensatas, para enfrentamentos necessários e racionais, deve ser uma busca constante. 
Negar um convite, um encontro ou uma convocação, quando o mais importante é se encontrar com você mesmo. Negar o excesso, o desejo insensato, a falta de limite é respeitar à vida de tudo e todos que nos cercam. Negar aquilo que te faz mal e que não te deixa ser feliz talvez seja a forma mais sábia de viver bem e saudável. Dizer mil vezes não à intolerância, arrogância, violência e ao desamor.
Negar, porém, mais as ações do que as pessoas responsáveis por magoar e interferir em cada caminhada, visto que é preciso antes de julgar, tentar entender e perdoar a quem nos tem ofendido, para assim não carregarmos pesos desnecessários. Para tantos nãos, é preciso dizer sim à vida e principalmente ao amor. “Cuidado ao dizer um não, ou um sim, ou um nunca mais, ou para sempre. Isso pode mudar sua história. São palavras simples, com força enorme” - (Renato Russo).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS