Prefeitura estuda plano de retomada da prática esportiva no Morro do Itaoca
Virna Alencar 13/07/2020 19:01 - Atualizado em 24/07/2020 19:05
A Prefeitura de Campos estuda a possibilidade de liberação da prática esportiva no Morro do Itaoca. Na manhã desta segunda-feira (13) foi realizado um teste no local. A medida faz parte do processo de retomada de atividades econômicas e sociais durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FCERJ), Rodrigo Rocha, a iniciativa é esperada por ciclistas da região, especialmente, para os atletas de mountain bike, devido ao grau de dificuldade que o morro oferece durante os treinamentos.
— O Morro do Itaoca é muito conhecido entre os atletas regionais, por ser um morro de grau de dificuldade bem intenso. Como a nossa região Norte e Noroeste Fluminense é uma região de baixadas, o único morro que possuímos para poder fazer escaladas é o Morro do Itaoca, então, ele é muito utilizado por atletas para fazer a prática do treinamento de subidas, trabalho maior de força e resistência e adquirir maior ganho de performance. Essa abertura será muito interessante porque vai ajudar os atletas a conseguirem manter sua planilha de treino corretamente. Recentemente, teve abertura de outros parques nacionais, como o Parque Nacional da Tijuca, para prática de atividades esportivas como corrida, ciclismo, entre outras. A expectativa é que o mesmo ocorra em Campos — disse Rodrigo.
Rodrigo informou que não foi avisado sobre o teste para a retomada do acesso realizado pela Prefeitura nesta segunda-feira. "Tentei contato com o presidente da Fundação Municipal de Esportes para discutir o assunto e não obtive resposta. O acesso foi bloqueado no meado de abril devido à aglomeração no local. De qualquer forma, essa retomada será muito interessante, pois a prática de atividades tem que continuar. Ela acaba sendo uma válvula de escape para a população, para o bem estar, desde que praticada de forma consciente, evitando o máximo de disseminação do vírus. Quanto maior for o horário de acesso, as pessoas terão mais oportunidade de praticar suas atividades em horários diferentes e evitar aglomeração. É preciso seguir todas as normas de segurança, distanciamento, uso de máscara, evitar subir em grupo para conseguirmos manter o morro funcionando até a pandemia passar", acrescentou.
Enquanto não ocorre a liberação do acesso ao morro, o presidente disse que atletas estão buscando meios alternativos para manterem os treinamentos em dia. "A galera do ciclismo, principalmente do mountain bike, está fazendo treinamentos alternativos na redondeza do morro, muitos estão indo para Rio Preto, São Fidélis, para pegar subidas mais longas e continuar fazendo o treinamento com qualidade", finalizou.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que "a liberação da prática esportiva no Morro do Itaoca está sob análise do Gabinete de Crise para Enfrentamento ao Novo Coronavírus e, portanto, o acesso ainda não foi liberado à população em geral".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS