Ponto Final - Isolamento necessário
11/04/2020 22:45 - Atualizado em 12/04/2020 09:13
Isolamento necessário
Até quando? Talvez essa seja a pergunta mais feita por todos aqueles que estão cumprindo rigorosamente o isolamento social. Não é fácil, de maneira nenhuma. É um misto do quanto se revela a incapacidade do ser humano diante de um inimigo invisível com a angústia de ter o sagrado e constitucional direito à liberdade. Só que o isolamento é necessário, apesar de algumas lideranças, inclusive o presidente da República, Jair Bolsonaro, tentarem incutir na mente de parte da população que a medida é dispensável. É preciso ainda mais cuidado a partir de agora. Especialistas projetam o pico do coronavírus para a partir de 20 de abril.
Mortes em Campos e região
A Covid-19 avança no Brasil e na região não é diferente. Campos teve a primeira morte ontem: o caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, 39 anos, casado, pai de dois filhos pequenos. Em Macaé já foram três, além de outra em Bom Jesus do Itabapoana. No Norte Fluminense, só três municípios não têm casos confirmados. Não é criar uma sensação de terror, como alguns querem fazer crer. É um fato: o coronavírus circula no Brasil e o nosso sistema de saúde, deficitário há décadas, não tem condições de atender muitos infectados ao mesmo tempo. Aliás, nenhum sistema de saúde no mundo, vide o que acontece na Europa e nos EUA.
Não é hora de relaxar
Muita gente parece que relaxou nos últimos dias em Campos. Ontem, a aglomeração foi tamanha que o atacadista Makro foi fechado após autuação do Procon. No Centro, muita gente se aglomerou nas portas de algumas lojas para compra ovos de Páscoa. Os que descumprem as regras de isolamento farão com que a normalidade almejada para o dia a dia demore ainda mais. Na última semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já deixou um recado a todos: “Vamos pagar esse preço ali na frente. Esse vírus adora aglomeração, adora contato, adora que as pessoas achem que ele é inofensivo”.
Cultura
Como forma de promover a cultura e levar conhecimento, mesmo em época de quarentena contra o coronavírus, o Museu Histórico de Campos lança o projeto de interação virtual “Quem Foram Nossos Indígenas?”. A ação é uma parceria do Museu, junto a Coordenação de Ciências Humanas e Diversidade da secretaria municipal de Educação, com o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), através da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico. O projeto visa desmistificar a história dos índios Goitacás através de conversas interativas online.
Plataformas
A programação começa hoje, das 17h às 18h, com os temas “Representação do Indígena nos livros Didáticos” e “As Tribos que Passaram por nossa Região Norte Fluminense”, com Simone Teixeira (arqueóloga e historiadora), junto a Renan Torres (Cientista Social, Prof. de Filosofia e Sociologia). A medição será feita por Rafael França, coordenador de Ciência Humanas e Diversidade da secretaria de Educação. As atividades seguem até o último domingo do mês, sempre das 17h às 18h, com convidados das instituições parceiras, através da plataforma StreamYard, sendo disponibilizado o acesso pelo Instagram e Facebook do Museu Histórico. 
 
 
Restrições mantidas
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, obteve na Justiça decisão liminar que determina ao prefeito de Conceição de Macabu que se abstenha de adotar medidas que importem na flexibilização das regras de isolamento horizontal, constantes em Decreto municipal 64/2020, do dia 1º de abril. Foi estipulada multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A Justiça também intimou o prefeito e o secretário municipal de Saúde para prestar esclarecimentos sobre eventual plano de reabertura progressiva das atividades comerciais e da circulação de pessoas.
Validou
Após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovar e o governador Wilson Witzel (PSC) sancionar, foi a vez do Tribunal de Justiça (TJ) validar a proibição de corte de luz, água e gás no Estado por 90 dias, durante o período de isolamento. Ontem, o presidente do TJ, Cláudio de Mello Tavares, afirmou que a lei é constitucional, por tratar de direito dos consumidores em momento excepcional, seguindo o princípio de proteção da dignidade e da saúde pública. O projeto de lei aprovado pela Alerj foi apresentado por André Ceciliano (PT), presidente da Casa, e Rodrigo Bacellar (SD).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS