Saúde recruta equipes para o combate à Covid-19
- Atualizado em 03/04/2020 09:38
Saúde convoca profissionais
Portaria publicada nessa quinta-feira (02) pelo Ministério da Saúde convocou profissionais de 15 categorias a realizarem capacitação em caráter emergencial para atuar no combate ao novo coronavírus. O cadastramento por meio do site registrarh-saude.dataprev.gov.br é obrigatório para profissionais de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia. As medidas previstas na ação estratégica serão executadas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública pela Covid-19.
Capacitação à distância
Intitulada “O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde”, a ação prevê a criação de um cadastro geral de profissionais, de caráter instrumental e consultivo, visando auxiliar os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastro geral poderá ser consultado pelas federações, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento ao coronavírus. A capacitação será feita por meio de cursos à distância, com direito a certificado.
Reforço de estudantes
Na quarta-feira (1º), já havia sido publicado um edital voltado a estudantes. Podem atuar no combate ao coronavírus pelo SUS alunos matriculados em instituições de ensino superior brasileiras cursando o quinto ou sexto ano de medicina, além dos que estão no último ano de graduação em enfermagem, fisioterapia e farmácia. Os participantes terão direito a bonificação, enquanto durar a medida, de R$ 1.045 para 40 horas semanais e R$ 522,50 para 20 horas semanais. Também receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, no prazo de dois anos, e certificado. Já é possível se cadastrar no site sgtes.unasus.gov.br/apoiasus.
Autismo
Em meio à pandemia do coronavírus, alguns momentos importantes ficam um pouco mais esquecidos. Nessa quinta foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Uma luta que engloba milhões no país e que vêm ganhando cada vez mais protagonismo. Em Campos está em vigor, desde 2018, a lei de autoria do vereador Cabo Alonsimar (Podemos) e sancionada pelo prefeito Rafael Diniz (Cidadania) que tornou obrigatório atendimento preferencial às pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) nos estabelecimentos públicos e privados no município, ficando os órgãos ainda obrigados a identificarem com placas e o símbolo.
Medida extremista
Enquanto o presidente brasileiro Jair Bolsonaro trata o coronavírus como uma “gripezinha”, embora tenha recuado nesta semana em seu discurso inicial contra a importância do isolamento social não apenas do público de risco, diversas lideranças internacionais buscam alternativas para enfrentar a pandemia. Nenhuma delas foi tão extremista quanto a adotada pelo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que disse ontem, em um discurso transmitido pela televisão no país, ter dado ordem às autoridades de segurança para atirarem em pessoas que desrespeitarem as medidas de combate ao coronavírus.
“Enterrarei vocês”
Rodrigo Duterte se dirigiu à população com palavras duras. Se por um lado está certoem relação à importância de cumprir a quarentena, por outro, foi irresponsável, enquanto líder de governo, ao incitar a violência. “Está piorando. Então, mais uma vez, estou falando a vocês sobre a seriedade do problema e que vocês precisam ouvir. Minhas ordens à polícia e aos militares: se houver tumultos e alguma ocasião em que houver reação e as vidas de vocês estiverem em perigo, atirem para matar. Está entendido? Para matar. Em vez de causarem tumultos, enterrarei vocês”, afirmou o presidente filipino.
Adiou
A Receita Federal adiou de 10 de abril para 10 de junho o pagamento da primeira cota do Imposto de Renda da Pessoa Física. As datas permitidas para o débito automático das demais cotas passam a ser aquelas compreendidas entre 11 de junho — originalmente era 11 de abril — e o último dia do prazo, que agora é 30 de junho. Foi retirada a exigência de informar o número do recibo de entrega da última declaração. As medidas foram tomadas para evitar aglomerações de contribuintes no atendimento da Receita, em empresas, instituições financeiras e nos escritórios de profissionais ou entidades que auxiliam no preenchimento das declarações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS