Enem 2020 terá leitor de tela para participantes com deficiências visuais
04/04/2020 14:23 - Atualizado em 05/05/2020 18:08
A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 trará uma novidade nos recursos disponíveis para atender participantes com deficiências visuais. Pela primeira vez, as provas poderão ser realizadas com o leitor de tela, um software que dá mais autonomia na realização do exame para pessoas com cegueira ou baixa visão, por exemplo.
O aplicativo possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. Com isso, o participante pode navegar pela prova de acordo com a sua vontade, ou seja: ler a prova na ordem que desejar; repetir a leitura quantas vezes considerar necessário; ou retomar uma questão no ponto em que escolher.
A medida é parte da estratégia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que coordena a realização do Enem, para ampliar as oportunidades de acesso ao principal instrumento de entrada na educação superior no país. O software disponibilizado será o NVDA e o sistema, o DOSVOX.
— O Enem 2020 ratifica o compromisso e a própria história do Inep ao criar, a cada ano, mais oportunidades de acesso aos interessados em fazer o exame. A edição deste ano terá leitor de tela para pessoas com deficiência visual — afirma Alexandre Lopes, presidente do Inep.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS