Após novo avanço do mar, Defesa Civil realiza ação no Pontal de Atafona
06/04/2020 10:50 - Atualizado em 05/05/2020 20:29
Defesa Civil atuou em Atafona
Defesa Civil atuou em Atafona / Divulgação
A Defesa Civil de São João da Barra atua desde a madrugada desse domingo (5), no Pontal de Atafona, em decorrência da maré alta, que causou avanço do mar, ultrapassando as dunas, alagando a rua Beira-Rio e chegando a mais de 30 residências. Não houve desabrigados nem desalojados. A previsão é de que a ressaca siga até o final de semana.
Como medida emergencial, foi feita uma vala para escoar a água do mar, que se misturou à do mangue. O trabalho prosseguiu nesta manhã, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, na reposição das dunas, que poderão servir de barreiras.
— O fenômeno foi causado pela maré de lua nova, juntamente com a ressaca causada por um ciclone extratropical. O ciclo da maré acontece de 12h em 12h, com ondas entre 1,60 metros e 1,70 metros. Estamos monitorando o local e todo litoral de forma permanente e atendendo as emergências pelos telefones 199 e 2741-8370 — explica o coordenador de Defesa Civil, Wellington Barreto.
Nenhuma família precisou ser removida, segundo Wellington, porque a água escoou após as ações implementadas. "A equipe da Defesa Civil auxiliou os moradores para levantar os móveis até que a situação fosse normalizada".
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS